O Portal em movimento

O Portal em movimento

UTI em Grajaú, uma conquista histórica

Nossa cidade entrou, finalmente, na era da atenção terciária, em saúde, ainda que em tempos de pandemia do Covid-19!

O Hospital Geral de Grajaú, com a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva irá diminuir muito a morbi-mortalidade de pacientes graves, com o suporte intensivo – paciente monitorizado, sob supervisão contínua médica e da enfermagem, da fisioterapia e de toda a equipe multidisciplinar, encerraremos o ciclo desde os anos 40, onde não tínhamos médicos, mais farmacêuticos práticos, até a chegada do Frei Alberto em 1957.

Das décadas de 60 a 90 até 2020 a angústia sofrida por nós, médicos, e toda a equipe de saúde de Grajaú tem sido de enorme dimensão: pacientes que enfartavam, necessitando de remoção, e precisávamos fazer contato com as duas grandes cidades do Maranhão – São Luís ou Imperatriz, para transferir, mesmo com precárias condições, esses doentes críticos onde muitos faleceram nas ambulâncias, antes de chegar ao destino.

Com os renais crônicos, necessitando de hemodiálise de emergência, vasculares cerebrais, e os traumatógicos, principalmente os neurocirúrgicos não resistiram pela ausência de uma unidade crítica.

Hoje, os horizontes estão abertos para uma saúde intensiva mais célere e eficaz! De 2014 para cá e com o funcionamento de mais uma unidade hospitalar vinculada ao Estado do Maranhão, aliada à competência do governador Flávio Dino, que tem raízes grajauenses e o seu secretário de Saúde Carlos Lula, esse sonho torna-se realidade, destacando o espírito gestor público da Simone Limeira , verdadeira mulher de estado , assessora do governo que, incansável, não descansou até colocar a saúde hospitalar grajauense em ordem, pondo para funcionar o Hospital Geral, e agora a tão sonhada Unidade de Terapia Intensiva.

À Simone, aos colegas médicos e à equipe multiprofissional que atuam no HGG, as minhas felicitações, pois agora podemos melhor tratar os nossos pacientes sob um suporte de alta tecnologia em saúde, o povo grajauense e de todas as cidades que fazem parte da Região de saúde de Grajaú, Formosa da Serra Negra, Itaipava do Grajaú, Arame, Sítio Novo, Montes Altos e Lajeado Novo em um raio de 100km todos serão beneficiadas com singular conquista!

Nos siga no Google Notícias
Dr. Allan Duailibe
Dr. Allan Duailibe
Médico grajauense, especialista em clínica médica, cardiologia, neurologia, psiquiatria, neurofisiologia, endocrinologia.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

01:56:38

Em programa especial sobre os 211 anos de Grajaú, TV Sinteegra On-line desta economia do município

Na manhã sexta-feira (29/04), data comemorativa do Aniversário do Município de Grajaú, neste ano completando 211 anos de fundação,...
- PUBLICIDADE -