O Portal em movimento

O Portal em movimento

Aspectos históricos da medicina grajauense

Allan Duailibe, 4 de Outubro de 2020.

“Pinta tua Terra e Serás Eterno” Leon Tolstói apud “Raízes Históricas de Grajaú” Sálvio Dino, 1974.

Com 209 anos, a minha cidade, Grajaú, no sertão Sul do Maranhão sempre contou com grandes médicos.

Dentre todos nós, tivemos a honra ímpar de ter como alicerce o frade-médico italiano, o capuchinho Frei Alberto Beretta, que dedicou a sua vida missionária e médica ao nosso povo grajauense, do início dos anos 50 ao alvorecer do século XX, em 1981. Nesse período, o “sacerdote da Medicina” atendeu todo o Estado do Maranhão, que envoltos na fé e movido pela capacidade técnica do médico Frei Alberto, foram beneficiados e curados por ele. Foi o precursor das células-tronco no Brasil, pois já usava placenta de primíparas para curar doenças crônicas, raras e incapacitantes. A alvorada da hoje Medicina Regenerativa iniciou na então pequena Grajaú, onde Frei Alberto chegou para “ser médico e capuchinho em Grajaú, onde não há médico algum numa vasta região”.

Construiu o Hospital São Francisco de Assis, em 1957, inaugurado pelo então governador José Sarney e pelo vice-governador Antônio Jorge Dino, emérito cirurgião oncológico, fundador do Hospital do Câncer “Aldenora Bello”, na capital maranhense.

Foram os idos de 1965.

A cidade precisava aprofundar em outras áreas da Saúde. Por questões de princípios religiosos, o Hospital não dispunha de um Serviço Materno-Infantil. Foi assim que nos veio o médico cirurgião e ginecologista Dr José Roricio Aguiar de Vasconcelos, cearense de Tianguá, formado pela Faculdade de Medicina do Maranhão em 1969 e dedicou-se ao pré, Peri e pós natal das pacientes. Já detinha habilidade para a cirurgia cesariana e laqueadura tubária, a ligação das trompas. Perito em cirurgia geral, por muitas vezes presenciei e auxiliei-o às suas boas intervenções cirúrgicas eletivas e emergenciais. Grande Mestre! O grajauense Dr José Jorge voltou da Residência em Pediatria no Hospital de Base de Brasília-DF, alindo do Dr Oscar Moren, falecido nesse 7 de setembro, aos 89 anos. Dedicou-se à clínica médica (medicina interna) e em especial à Pediatria. Grandes trabalhos prestou e ainda presta ao nosso povo!

Eleito prefeito de Grajaú em 1976, expandiu os Postos de Saúde nas nossas divisas entre Barra do Corda, os povoados de Alto Brasil (fundado em 1970 e depois o Sabonete, com o seu “baixão”). Sob o slogan de “Poder Jovem”(contava somente com 26 anos quando fora eleito gestor do município), Dr José Jorge fez uma gestão voltada para a Saúde e nos trouxe o Dr José Eloi Santana Costa, excelente médico ginecologista e obstetra, proveniente das Residências Médicas no Rio de Janeiro. Devemos a expansão e desenvolvimento dos Serviços Materno-Infantis aos nossos mestres citados.

Logo, a Dra Deugecy Aires nos contemplou com a sua doação a Grajaú no início dos anos 80 e até hoje, depois de trabalhar por mais de décadas nos Hospitais Santa Neusa (inaugurado em 1990, da família Jorge), Hospital São Francisco e Unidade de Saúde Victorino Freire. Atendia em seu consultório, rente à sua residência. Hoje, titulada em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, Perita Médica, especialista em Medicina do Tráfego, foi a nossa primeira, pioneira perita concursada pelo INSS, ajudando, impulsionando e criando os serviços periciais sem a dependência dos outros centros mais distantes. Serve ainda muito a nossa cidade com os estudos diuturnos, decorrentes de vários estágios, dentre eles no Hospital São Domingos em São Luís, na década de 2000, extenuantes até ser aprovada e hoje temos uma médica titulada Gastroenterologia pela emérita Sociedade Brasileira de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, da Associação Médica Brasileira. Nós e toda a comunidade grajauense e os municípios circunvizinhos ganhamos com essa ascensão pela proficiência e devoção. Parabéns pelo seu legado, Dra Deugecy!!! Orgulhamo-nos da sua proficiência e e espírito humanitário!

Na gestão do Dr José Jorge (1976-1981) tivemos o Dr Padilha, excelente cirurgião, que veio a convite do Dr Rorício, de Fortaleza-CE e depois retornou. Ficou o legado, da sua doação ao nosso povo!

Na gestão Mercial Arruda (1982-1988) iniciou-se a emancipação da Saúde Pública. Tivemos o Dr Geraldo Medeiros, então sanitarista, que fez um grande trabalho, em 1987, sanitário e de Medicina da

Comunidade na cidade e em todos os povoados grajauenses, precedendo a Estratégia Saúde da Família, formalizada em 1994.

Em 1989 fomos brindados pela chegada do Dr Paulo Facundo, grande clínico, cirurgião e que iniciou as bases da anestesiologia na cidade pois fora estagiário de pós-graduação na capital cearense. Posteriormente pós gradou-se em Cardiologia e, com o seu conhecimento, a população foi bem mais tratada das doenças cardiovasculares.

No início dos anos 80, o camiliano Padre Raul Matte, pediatra, nos ofertou um belo trabalho com as nossas crianças. Dr Josemar Santos, amigo e meu professor desde 1981, quando, graduado, veio para trabalhar pela saúde grajauense, faz um trabalho invulgar. Titulado pela SBUS – Sociedade Brasileira de Ultrassonografia da Associação Médica Brasileira, em 1999, nos presenteou com mais esse título! Tudo o que discorrermos do Dr Josemar será pouco face ao seu trabalho! Dr Rubens Sousa Santos, seu irmão até hoje devota em sua agenda mensal alguns dias para ajudar a comunidade, pela ainda rara Titularidade em Otorrinolaringologia.

Alguns médicos grajauenses retornam, como o Dr Adoan Galheiro Marinho Jr, que até hoje presta uma enorme contribuição na clínica médica e no serviço de imagem, em Grajaú e Arame.

Em 2006 tivemos o retorno do Dr. Júlio César Barros Pessoa, cirurgião e endoscopista, atualmente titular da Secretaria de Saúde. Tem dado um impulso à Cirurgia em Grajaú e municípios vizinhos e à gestão da pandemia, com a nossa primeira Unidade de Terapia Intensiva, já no novo Hospital, o Hospital Geral de Grajaú (HGG).

Dr. Antônio Carlos Pereira de Oliveira, ortopedista, iniciou essa especialidade, junto com o Dr José Pacheco Leite e hoje temos o Dr Ariosto, que há mais de duas décadas dedica-se à traumatologia e ortopedia na nossa cidade e municípios vizinhos. Dr Walter Leal chegou em 2000, e deu um grande impulso à gineco-obstetricia. Atualmente, Especialista em Cardiologia e com vários Cursos em Imagem Cardiológica, ajuda muito a elucidar as doenças cardiovasculares na nossa região!!!

Dr. Túlio Cunha, filho do conterrâneo e amigo Júlio Cunha, empresário do ramo de papelaria, encheu-nos de orgulho ao lograr o primeiro lugar no vestibular de todo o Estado do Tocantins, para Medicina! Hoje, arregaça as mangas colaborando muito na ortopedia e traumatologia!

Dra Ana Carolina Jorge, filha do Dr José Jorge, é colega neurologista e que, com muita propriedade e inteligência, trazer-nos-á grande contribuição ao nosso povo, e com certeza nos irmanaremos na mesma e espinhosa especialidade das Neurociências!

Evandro da Costa Jorge Júnior tem se preparado muito na imagenologia e com certeza seremos muito ajudados com seus conhecimentos.

Dr. Gilson Bonfim, guerreiro médico, deixou Açailândia para dedicar-se à nossa cidade! De Generalista a Ecografista só melhora a qualidade de vida de Grajaú. Dr Nilson Soares, além de excelente clínico e também especialista em Cardiologia, foi o nosso primeiro anestesiologista a morar em Grajaú. Dr Monteiro, Oncologista Ginecológico, de São Luís para Grajaú vem minizando e diminuindo a incidência e prevalência dos cânceres das nossas mulheres. Dr Marco Aurélio Vasconcelos, urologista capacitado deixou o seu legado de 2000 a 2009 avançando muito na erradicação e diagnósticos precoces dos cânceres de próstata.

Hoje, enfim, a nossa cidade, terra do jurista Antenor Bogéa, do Eminente Escritor Salvio Dino, que nos deixou há poucos dias, Orestes Mourão e João Viana Guará e posso incluir meu pai, o Vereador e Escritor, poeta Kardec Barros, tem a primazia de ter uma Equipe de excelentes técnicos da Medicina, aliando-se a todas as Áreas da Saúde, interligando-as e mostrando que, com a Multidisciplinaridade, somos mais fortes, e só quem ganha é a Saúde do povo grajauense! A todos os colegas médicos de Grajaú, minha gratidão até por tentar contar um pouco de nossa história! Grajaú é a nossa pátria, a nossa Gaia, e nenhum profissional que enveredou pelo sacerdócio que é a medicina, teve o sonho da não voltar, de plantar e semear na nossa terra.

 

 

Nos siga no Google Notícias
Dr. Allan Duailibe
Dr. Allan Duailibe
Médico grajauense, especialista em clínica médica, cardiologia, neurologia, psiquiatria, neurofisiologia, endocrinologia.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

01:56:38

Em programa especial sobre os 211 anos de Grajaú, TV Sinteegra On-line desta economia do município

Na manhã sexta-feira (29/04), data comemorativa do Aniversário do Município de Grajaú, neste ano completando 211 anos de fundação,...
- PUBLICIDADE -