Desde o dia 15 de janeiro, por determinação do Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) disponibilizou a versão atualizada do sistema de registros civis (Regesta), que passa a ser usado em todos os cartórios extrajudiciais do estado no registro e emissão de certidões de nascimento, óbitos, casamento e natimorto.

A novidade do novo sistema é que ele vai garantir precisão e permitir a verificação de autenticidade das certidões emitidas. Antes, os oficiais de registro realizavam o trabalho de adequação aos modelos exigidos paralelamente ao registro dos dados, o que foi reunido numa única ação com a atualização do Regesta. O código de matrícula que era gerado por um sistema específico do CNJ também foi implementado para ser gerado automaticamente pelo sistema no momento do registro.

A Corregedoria Geral da Justiça dará o suporte e a orientação necessária aos cartorários na mudança para o novo programa. Os cartórios podem obter mais informações sobre a aplicabilidade do sistema na coordenadoria das serventias (CGJ), pelos telefones 3221-8556/8505 ou junto à Diretoria de Informática e Automação do TJ: 2107-9500.

Leia mais: http://www.tjma.jus.br/site/

Leia notícias também em nosso site http://grajaudefato.com.br ou pelo Twitter: http://www.twitter.com/grajaudefato