Está no ar o novo site Grajaú de Fato – O Portal em Movimento http://grajaudefato.com.br. Depois de 2 anos e 5 meses no ar, a equipe responsável pela página decidiu que era hora de renovar a cara do site mais acessado de Grajaú. O objetivo é torná-lo mais leve e prático ao internauta. Uma das principais mudanças do site está presente nas editorias. Agora, a navegação ficou mais fácil, pois dividimos todo o conteúdo de notícias em quatro blocos: Grajaú, Maranhão, Brasil e Mundo.

O sistema de tags (etiquetas), presente próximo ao rodapé da página é outro importante facilitador para a navegação no novo Grajaú de Fato. Ali pode ser encontradas notícias, artigos e opiniões, por meio de palavras-chave. Ao clicar, o internauta terá à sua frente uma lista com todos os arquivos buscados por meio da palavra.
Vídeos
O antigo Grajaú de Fato não tinha uma página de vídeos. Isso mudou e, a partir de agora, todos os vídeos em destaque no site Youtube.com o internauta terá acesso através do nosso novo site. Para ver todos os vídeos publicados no Grajaú de Fato, basta clicar na aba “Vídeos”, próxima ao avatar (topo) do site. Comentários poderão ser publicados pelo próprio internauta abaixo de cada vídeo.

Comentários
Antes, o Grajaú de Fato possibilitava ao internauta postar comentários no Mural de Recados, que não existe mais em nossa página. Todos os comentários e recados, a partir de agora poderão ser feitas diretamente em cada arquivo publicado no site.

Páginas
Um sistema de páginas internas foi outra ferramenta criada para o novo Grajaú de Fato. Através delas os internautas terão facilidade de encontrar arquivos sobre aspectos de Grajaú e do Maranhão. Essas páginas têm endereços próprios, como exemplo: Cidade de Grajaú, cujo endereço é http://grajaudefato.com.br/sites/cidade-de-grajau – possibilitando ao internauta entrar diretamente nas páginas que lhe interessam no momento, sem necessariamente ter que passar pela página principal do site http://grajaudefato.com.br.

Artigos e Opinião
No site anterior Artigos e Opiniões eram publicadas em blocos separados. Isso também foi mudado para que o internauta não precise mudar de página para acessar os textos publicados pelos colunistas.
Mídias sociais
Com o advento das chamadas “Mídias Sociais”, o Grajaú de Fato também aderiu às ferramentas da web 2.0. “Youtube, Facebook, Flickr, Picasa, Twitter, blog e Orkut” são as nossas mídias, para que além do site o internauta possa nos acompanhar por outras páginas de relacionamento. A grande novidade é janela do twitter presente na página principal do site. Ela vai ser importante para publicações rápidas em coberturas ‘in loco’.
Enquete
Enfim, continua a ser uma ferramenta de interação em nosso site as enquetes, sempre atualizadas semanalmente para que os internautas possam opinar sobre os mais diversos assuntos. A primeira enquete, no novo site, é sobre o novo site; portanto, publique sua opinião. Esperamos que todos gostem da nova página.

Fúlvio Costa e Francisco Matias, da equipe do novo Grajaú de Fato