Pelo menos 80% dos postos de combustíveis de Grajaú foi comprometido com a notícia da greve da Petrobrás. A crise casou tumulto nos postos da cidade, levando centenas de motoristas a encherem o tanque, temendo a falta do produto.
Nesta quarta-feira (4), tumultuadas filas foram observadas nos postos Altamira II e Canoeiro. A espera para abastecer, chegou a mais de uma hora.
“Devido o feriado prolongado, e agora a greve da Petrobrás, alguns donos de postos erraram na programação do abastecimento dos seus estabelecimentos, o que não é o nosso caso”, comentou Floriano Lima de Jesus, gerente do Posto Altamira II, localizado na Rua José Rodrigues da Costa com a Rua Humberto de Campos, bairro Canoeiro.
Os caminhões que transportam o produto até a cidade, ainda estão esperando serem carregados em São Luís. “Com a procura intensa, teremos combustível para ser comercializado no máximo até às 14h, mas o caminhão que nos abastece já está a caminho, até a noite teremos combustível novamente”, informou.
O mototaxista Francimar Moura, do Ponto do Canoeiro, que abastece sua moto diariamente, com apenas quatro litros, espera encher o tanque desta vez “Se eu conseguir chegar até bomba vou colocar os 11 litros que enchem o tanque; eu não sei quando vai chegar gasolina na cidade, e preciso continuar trabalhando”.
Ao passar enfrente o posto e perceber o tumulto, o vigilante Maurício Sousa Rodrigues, morador do bairro Extrema, resolver parar e encheu também o tanque da sua moto “Além de encher o tanque, vou levando ainda quatro litros de reserva”.
Francisco Elias da Silva é outro se preveni temendo ficar a pé “Completei o tanque do carro e vou levando esses galões, o seguro morreu de velho”, disse o motorista.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informa que a greve não trouxe riscos de desabastecimento de combustíveis no Brasil até o momento. “A ANP tem como função garantir o abastecimento nacional de combustíveis. No momento, não há risco de desabastecimento. Caso haja, a ANP tomará as medidas cabíveis”, declarou em nota a agência nesta terça-feira (3).
Veja vídeo