Prefeito Júnior Otsuka avalia secretariado positivamente: “não temos secretário A ou B roubando como antigamente; temos o controle da situação”

0
1326

Na segunda entrevista da série em que o prefeito Júnior de Sousa Otsuka avalia o seu governo, ele respondeu ao Grajaú de Fato sobre a atuação do seu quadro de secretários. A primeira consideração que o gestor fez foi a respeito do controle da situação financeira da Prefeitura. “A avaliação que fazemos é positiva porque não temos secretário A ou B roubando como antigamente; temos o controle da situação”, disse alfinetando a gestão do ex-prefeito Mercial Lima de Arruda.

Otsuka diz não ser aleatória a sua avaliação. Isso porque o controle se dá graças aos mecanismos criados desde que ele assumiu a Prefeitura. “Hoje é muito fácil detectar para onde vai o dinheiro; antigamente não se tinha o controle da receita e hoje trabalhamos com gerenciador financeiro que é analisado nos dias 10, 20 e 30. Se o dinheiro cair na conta de alguém de forma indevida vai deixar o rastro e pra isso nós temos uma contabilidade que faz controle todo dia e esses dados podem ser mostrados aos cidadãos”, garantiu o gestor.

Ataques da oposição

Os ataques da oposição para desarticular o governo, principalmente com relação a desvio de dinheiro público são naturais na avaliação de Otsuka. Ele também argumenta que a imprensa tem o dever e o direito de buscar saber onde está sendo aplicado o dinheiro. “Às vezes você não tem receita suficiente pra resolver um problema e a oposição bate e diz que você não fez porque ficou com o dinheiro, mas isso faz parte da oposição, é natural. A imprensa também é livre pra ir a todas as secretarias e fazer entrevistas com todos os secretários pra saber como andam os serviços, a gente só trabalha pra resolver o problema de hoje, e amanhã trabalhamos pra resolver o problema de amanhã”.

Segundo Otsuka, o controle das contas públicas da atual gestão também passa pela seleção de prioridades. Ele ressaltou, porém, que podem acontecer imprevistos, assim como acontecem nas casas de família. “Em casa o pai sabe se o filho está indo para a escola, se a criança está se alimentando, mas às vezes pode acontecer de ele não dar conta de saber tudo, pois o pai não vai tomar banho com o filho, ou seja, na Prefeitura temos cem portas, dessas, eu fiscalizo pelo menos umas cinco que são a engrenagem principal e se você consegue ter o controle dessas, as outras ficam mais fáceis, mesmo que possa acontecer algum imprevisto”.

Ao concluir a entrevista, o prefeito garantiu que os problemas políticos existem, mas eles não estão ligados a desvio de dinheiro público. “Sempre existem conflitos políticos, mas problemas relacionados a desvio de conduta ou a fraude nós não tivemos; o mais importante aqui é que o gostar é facultativo e o respeito é obrigatório”, finalizou.

Veja a lista dos secretários

Assessoria de Comunicação: Antonio Wagner de Barros Akashi

Articulações Políticas: Clesiomar Martins Viana

Chefe de Gabinete do Prefeito: Djane Rodrigues de Barros Melo Santos

Comandante da Guarda Municipal: Helyce Santos Sales

Convênios e Projetos: José Edilson Camilo de Souza

Cultura: Jorge Guedes Silva Leite

Defesa Social, Cidadania e Direitos Humanos: Jorge Hilario Dias da Silva

Desenvolvimento Econômico, Turismo, Indústria e Comercio: Egon Bernardes Schreiner

Desenvolvimento Rural, Agricultura e Pesca: Antonio Carlos Araújo Almeida

Desenvolvimento Social: Fabricia Rejane Gomes Neto

Diretora do CRAS: Claudia Vieira Otsuka

Educação: Rodrigo Barros Guará

Finanças: Claudio Borges

Habitação e Desenvolvimento Urbano: Nereu José Mignoni Júnior

Infraestrutura: Edilson Silva Sousa (Soldado do Sindicato)

Extraordinário do Interior: Joaquim Barros Mendonça

Juventude, Esportes e Lazer: Raimundo dos Santos Sousa (Raimundo Grande)

Planejamento e Gestão: Juri Otsuka Sousa Mendonça

Meio Ambiente e Saneamento: Raimundo Nonato Saboia Barros

Procurador do Município: Admiel Gomes Neto

SAAE: Madson Viana

Saúde: Marco Antonio Gonzaga De Carvalho Filho (Marquinho Jorge)

Transportes: Artur Vieira Chaves (Artuzinho)