Sebrae e parceiros realizam Seminário de Turismo em Grajaú

Evento, que já está em sua segunda edição, tem o objetivo de promover o desenvolvimento dos atrativos turísticos da região

0
1032

Na próxima quinta-feira (22), a Unidade do Sebrae em Grajaú em parceria com a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão e a Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão, realizarão o II Seminário de Turismo do Polo Regional das Serras Guajajara, Timbira e Kanela. O evento pretende discutir as leis de incentivo a projetos culturais e a nova política de Regionalização do Turismo. Além disso, acontecerá a posse da diretoria do fórum regional de turismo.

O Seminário, que teve sua 1ª edição em 2014, tem o objetivo de reunir ainda as oito cidades que compõe o polo turístico – Grajaú, Sítio Novo, Formosa da Serra Negra, Fernando Falcão, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava e Arame – para discutir formas de promover o desenvolvimento desses atrativos turísticos ainda desconhecidos na região e em todo o estado.

Além de possuir uma cultura indígena muito marcante, a região também conta com serras e cachoeiras que podem gerar um turismo intenso, levando para estes municípios desenvolvimento e aumento da renda além da publicidade sobre as belezas dos atrativos locais.

De acordo com o analista do Sebrae responsável pelo evento, André Veras, o evento pretende também fornecer orientações do que é necessário para preparar seus estabelecimentos e as cidades para receber os turistas. “Essa região possui várias belezas naturais e culturas ricas que ainda não foram exploradas. O evento pode ajudar a planejar meios de divulgação destes atrativos e as cidades envolvidas possam se preparar melhor para receber turistas de diferentes regiões”, destacou.

O gestor de projetos do Sebrae, Andre Veras, junto aos índios da Aldeia Morro Branco - qie farão uma exposição de artesanato indígena durante o evento (Foto: Sebrae/Grajaú)
O gestor de projetos do Sebrae, Andre Veras, junto aos índios da Aldeia Morro Branco – qie farão uma exposição de artesanato indígena durante o evento (Foto: Sebrae/Grajaú)

Durante a programação, as cidades participantes do polo e aldeias indígenas localizadas nos municípios também poderão expor o artesanato desenvolvido e apresentar as potencialidades existentes referentes ao Turismo.

Segue abaixo toda a programação do Seminário:

08h00 Credenciamento

08h30 Solenidade de Abertura

09h30 Palestra I – “Turismo e Sustentabilidade: benefícios econômicos e de marketing da energia solar para o setor de turismo”. Palestrante: Claudio Martins – Consultor do SEBRAE

10h30 Coffee Breack

10h45 Palestra II – “A importância dos pequenos negócios para o Turismo“ Palestrante: Cecilia Salata – Gestora de projetos do SEBRAE

12h00 Intervalo – Almoço

14h00 Reunião – Definições das ações estratégicas do Polo Serras, Guajajara, Timbira e Kanela

17h00 Solenidade – Posse do Fórum de Governança Turística do Polo Serras, Guajajara, Timbira e Kanela

18h00 Feira de artesanato e apresentações culturais

21h00 Encerramento