O Portal em movimento

O Portal em movimento

IFMA de Grajaú realiza Semana de Ciência e Tecnologia

Na quarta-feira (21), aconteceram atividades abertas ao público; Competição de Foguetes feitos com garrafas pet será um dos destaques do evento

O Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA) Campus Grajaú realiza de 20 a 22 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Grajaú com o tema “Luz, Ciência e Vida”. O evento em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) terá início às 16h desta terça-feira (20) no auditório do Campus da UFMA situado no loteamento Frei Alberto Beretta.

Minicursos com o tema “Transformando Lixo em Arte” para alunos do 9º ano; oficinas sobre “Robótica com Material Reciclável” para aluno 3º ano e palestras tais como “Luz e Medicina” com o Mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina, Ebenezer de Mello Cruz serão destaques durante a SNCT.

Os eventos acontecerão simultaneamente conforme explica o diretor administrativo do IFMA Widglan Nunes “Além dos minicursos, oficinas e palestras, teremos o espaço vida UEMA, aberto a toda a comunidade com aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação de HPV, confecção de carterinha do SUS, orientações de higiene bucal entre outras atividades”.

É previsto na programação da semana várias apresentações e exposições dos alunos das escolas do município; olimpíadas com a competição de foguetes feitos com garrafas pet pelos os alunos do IFMA, com premiação para os trabalhos e competições do evento.

A SNCT conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Grajaú.

Maranhão

Com a presença do delegado da Unesco para o Ano Internacional da Luz, o brasileiro e físico atômico molecular Vanderlei Bagnato, que fez a palestra “Luz, Ciência e Vida”, tema Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou no dia 23 de setembro no no Convento das Mercês, a semana no Maranhão.

“O objetivo é popularizar a Semana com uma agenda que abranja todo o Maranhão, com uma programação descentralizada e montada pelas pessoas que querem realmente participar. É mostrar que a Ciência e a Tecnologia só têm sentido quando atuam no desenvolvimento e na inclusão social”, comentou o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré.

Luz, Ciência e Vida

A escolha do tema “Luz, ciência e vida” para esta edição da SNCT se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Confira a programação da SNCT em Grajaú

Minicursos: 21 e 22

“Metodologia Científica para Educação Básica” para alunos do 9° ano

“Transformando Lixo em Arte” para alunos do 9º ano

“Competências e Habilidades para Elaboração de Redação” para aluno do 3º ano

Oficinas: 21 e 22

“Ciência e Mágica” para alunos do 9º ano

“Introdução à Robótica” para alunos do 9º ano

“Robótica com Material Reciclável” para aluno 3º ano

Palestras

Aberta para todos os estudantes com pré-inscrição no local.

“Luz para Agricultura” Palestrante: Gislane da Silva Lopes Dra. Em Agronomia

“Luz para a Saúde” Palestrante: Eliel dos Santos Pereira Mestre Bioengenharia

“Luz e Medicina” Palestrante: Ebenezer de Mello Cruz Mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina

 

Nos siga no Google Notícias
Redação Grajaú de Fato
Redação Grajaú de Fatohttps://grajaudefato.com.br
O portal em movimento, é um jornal online sobre notícias do município de Grajaú e região.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

01:56:38

Em programa especial sobre os 211 anos de Grajaú, TV Sinteegra On-line desta economia do município

Na manhã sexta-feira (29/04), data comemorativa do Aniversário do Município de Grajaú, neste ano completando 211 anos de fundação,...
- PUBLICIDADE -