Encontram-se em Grajaú desde a quarta-feira, 26, dois fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o objetivo de vistoriar as TVs, rádios, telefonia e provedores de internet em funcionamento no município.
Logo quando chegaram, os fiscais lacraram a Rádio Aliança, a única legalizada que transmite em Frequência Modulada (FM) por estar funcionando de maneira irregular com um transmissor com potência acima do permitido.
“Eles usavam um transmissor de 50 watts quando deveriam estar usando um de 25”, disse um dos fiscais. De acordo com ele a rádio tem 15 dias para se readequar. Declarou que antes de ir embora voltará a visitar o veículo para averiguar se não foi colocado de volta o transmissor irregular. A rádio está funcionando normalmente nesta segunda-feira, 31.
A Rádio Grajaú FM saiu do ar logo que o responsável, o Dj Caboclo, soube que a Anatel estava na cidade. Da mesma forma a Liberdade FM. A Rádio Cidade FM de responsabilidade do Dj Val, por sua vez, só saiu do ar na manhã de hoje. Essas rádios já foram notificadas e os fiscais enviarão relatórios à Polícia Federal de funcionamento irregular desses veículos.
TVs
Também foi lacrada pela Anatel a TV Band, canal 4, por funcionar irregularmente. Os fiscais não encontraram o transmissor. A TV Rio Grajaú que começou a funcionar no último dia 24 de março, com o Programa Balanço Geral, também está irregular. A outorga, segundo o fiscal, exige que a TV funcione no canal 6 e não no 5 como vem acontecendo. Intermediado pela Prefeitura Municipal de Grajaú, o canal tem 15 dias para se readequar. “São questões técnicas, nada que venha a atrapalhar o funcionamento”, disse o fiscal. A Rede Vida, canal 11, está regular, mas fora do ar. E o SBT, por sua vez, foi visitado na manhã de hoje e precisa de ajustes quanto a questões de frequência.
LEIA TAMBÉM: Programa Balanço Geral vai ao ar na segunda-feira. Secretário de meio ambiente é o apresentador da versão grajauense