Com o objetivo de disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Centro Leste e Norte Maranhense (Sicoob Centro Leste e Norte Maranhense) em parceria com a Prefeitura Municipal de Grajaú, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), lançou na última sexta-feira (18/10), o Programa Cooperjovem, que tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Maranhão (Sescoop/MA).

Professores das quatros escolas contempladas pelo Programa Cooperjovem (Francisco Matias/Toqueto)

O evento que aconteceu no auditório da sede do Sicoob em Grajaú, contou com a presença dos diretores, coordenadores e professores das escolas municipais: Bom Samaritano (Quem Dera), Frei Alberto Beretta (Povoado Alto Brasil), Pedro Santana (Canoeiro), Professora Marly Araújo (Expoagra), Sirino Rodrigues (Povoado Remanso) e Colégio Professor Hilton Nunes (Canoeiro), que foram contempladas com programa.

Para o presidente do conselho de administração do Sicoob Centro Leste e Norte Maranhense, José Anerão Peres Alvarenga, a chegada do Cooperjovem em Grajaú é um reconhecimento ao trabalho da primeira cooperativa Sicoob no Maranhão “Nosso sentimento é de gratidão ao Sescoop-MA, pelo reconhecimento do trabalho dedicado, e o compromisso de nossa cooperativa com o desenvolvimento social dos municípios onde estamos presentes”, comentou.

José Anerão, presidente do Sicoob Centro Leste e Norte Maranhense (Ffancisco Matias/Tôquetô)

O prefeito de Grajaú, Mercial Lima de Arruda, agradeceu a parceria e destacou a importância do cooperativismo promovido pelo Sicoob. “A cooperativa Sicoob é um exemplo de sucesso em nosso município, e com este programa as ações do cooperativismo poderão acontecer em nossas escolas, promovendo o crescimento dos alunos, professores, famílias e sociedade”.

Sobre a importância do programa, a presidente do Serviço de Apoio a Educação Cooperativista do Brasil (Sescoop-MA), Aureliana Rodrigues Luz, disse que investir em educação faz parte dos princípios e valores do cooperativismo, por isso tem o apoio do Sescoop-MA.

Presidente do Sescoop-MA, Aureliana Rodrigues Luz, fala de sua expectativa para o programa em Grajaú (Francisco Matias/Tôquetô)

Durante o lançamento a superintendente do Sescop-MA, Cynthia Baluz, falou do funcionamento do Cooperjovem, que englobam treinamento, distribuição de material, suporte, e orientação no decorrer do programa. “O objetivo do Cooperjovem, é fomentar o desenvolvimento social, a educação e a cidadania por meio do cooperativismo, aproximando alunos, pais, professores e comunidade”.

Ao final os diretores Kelma Maria Ribeiro, Porfírio Santos Vieira, Assicleide Silvestre da Silva Muller, Raimundo Leal de Sousa, Francisco de Assis Sousa Borges e Antonio Alberto Galvão Barros em nome das cinco escolas contempladas, assinaram o Termo de Compromisso juntamente com o prefeito municipal, o presidente do Sicoob, a presidente e a superintendente do Sescoop-MA e a representante da SEMED.

Prefeito Mercial Arruda, durante assinatura do Termo de Compromisso (Francisco Matias/Tôquetô)

Participaram também da solenidade, a diretora executiva do Sicoob, Maria da Paz Luz da Silva Marques; a coordenadora de Programas e Projetos da SEMED, professora Izeth Nascimento Barros; o analista de desenvolvimento do Sescoop-MA, Leonardo Oliveira; membros do conselho de administração, conselho fiscal, sócios e funcionários da cooperativa Sicoob Centro Leste e Norte Maranhense.

O evento foi animado pelas lindas canções do coral da Escola Professor Hilton Nunes, que faz parte do projeto “Música na Escola Sicoob”, coordenado pelo maestro Ildomar Matias, que é assistido pelo o Instituto de Cooperação, Desenvolvimento e Empreendedorismo (Intecoob).

Mais sobre o programa

“Ensinar o cooperativismo nas escolas”, é o lema do Cooperjovem, programa que ensina como funciona o cooperativismo e tudo de bom que faz no dia-a-dia das crianças e adultos. Colabora com a escola na preparação das crianças para a formação cooperativa. Por meio do programa é possível destacar o cooperativismo como forma efetiva de exaltar os valores essenciais: cooperação, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade e equidade, honestidade e ajuda mútua.

Em Grajaú, aproximadamente 2.313 alunos serão beneficiados, 138 professores participarão ativamente, colaborando com seu trabalho, mais de 58 profissionais envolvidos direto ou indiretamente dentro das escolas. Muitos pais serão agraciados com os resultados do programa, ganhado com tudo isso no final, a sociedade grajauense.

Veja fotos deste importante evento. Clique aqui.