A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou nesta semana uma patrulha agrícola mecanizada para produtores familiares do município de Buriti, no Maranhão. O objetivo é estruturar os agricultores visando ao desenvolvimento territorial a partir do incremento da produção familiar. O conjunto de equipamentos é formado por trator, grade aradora e carreta agrícola, adquirido com recursos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares.
A ação faz parte do trabalho que a Codevasf desenvolve em áreas produtivas do Maranhão. Além de Buriti, os agricultores familiares de outros 13 municípios no estado também serão beneficiados com patrulhas agrícolas mecanizadas. O primeiro a ser contemplado foi Loreto, no sul do estado. O investimento total com os equipamentos é de cerca de R$ 1,6 milhão.
Para o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga, os equipamentos auxiliam nas demandas de estruturação e de manutenção de Arranjos Produtivos Locais. “Trata-se de um investimento na agilidade do processo produtivo, trazendo melhores condições de trabalho às famílias de agricultores”, avalia.
O uso dos equipamentos permitirá meios de produção sustentáveis, assim como a redução do custo com locação de máquinas e implementos necessários para preparação do solo, transporte de insumos, capacitação e assistência técnica.