No Maranhão, dos 270,6 mil inscritos mais de 60.125 deixaram de fazer o exame no primeiro (Foto: Divulgação)

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 1.960.527 abstenções em todo país, o que corresponde a 25,31% de faltosos do total de 7.746.057 inscritos. No Maranhão mais de 60.125 (22,22%) deixaram de fazer o exame ontem.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou os números no início da noite desse sábado. Durante a avaliação, 364 participantes foram eliminados em todo território nacional. Do total, 330 deles portavam equipamentos eletrônicos.

Em todo país, até o início da prova 834.498 candidatos não havia acessado o cartão de participação com as informações de local e horário do fechamento dos portões.

No primeiro dia do Enem, foram aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30.

Neste domingo, segundo dia de aplicação do exame, serão realizadas as provas sobre linguagens, Códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com 5h30 de aplicação.

No primeiro dia de realização das provas do Enem, alguns candidatos não conseguiram chegar a tempo. No Maranhão, o fechamento dos portões de escolas e instituições de ensino ocorreu às 12h, horário local. Os candidatos, que não conseguiram realizar o primeiro dia do exame, integraram o índice de abstenções no estado.