Radar Grajaú de Fato

0
473

Parabéns SICOOB Credisul

A primeira Cooperativa de Crédito Rural da região Sul do Maranhão completou 1 ano de existência no dia 18 de abril. Com 269 associados fechou o ano de 2008 com um saldo líquido de R$ 47.882,60. O valor foi apresentado em sua primeira assembleia geral ordinária que aconteceu dia 21 de março Centro de Pastoral São Francisco, Canoeiro. Na ocasião foi apresentada a prestação de conta do exercício 2008; definida a destinação das sobras apuradas; eleição dos membros do Conselho Fiscal e a fixação do valor dos honorários e das cédulas de presença dos membros da Diretoria Executiva, Conselheiros de Administração e Fiscal.

Impactos da crise na economia local

Nos últimos dois meses, conhecidos como meses das melhores vendas, foi um desastre em Grajaú. O dia das mães e dos namorados que em todos os lugares costuma ampliar as vendas por serem datas importantes e significativas na vida dos consumidores, não mudou a rotina do comerciante grajauense que está sentido na pele a crise mundial e seus efeitos concretos na economia do município.

2° Show de prêmios ACIG

A Associação comercial e industrial de Grajaú, (ACIG) por meio do seu presidente, Paulo Donizete, realizou uma promoção com 14 valiosos prêmios. O objetivo foi aquecer as vendas no comércio local. A cada compra que os clientes realizavam nas empresas que participaram da promoção eles estavam concorrendo os prêmios que tiveram os sorteios nos dias 9 de maio [mães] e 12 de junho [namorados] na Praça Raimundo Simas. Para Paulo Donizete a promoção não teve o êxito esperado, até porque foi a primeira experiência dos comerciantes de Grajaú e a associação teve pouco tempo de preparação. Ele acredita que os efeitos da crise tenham atrapalhado um pouco, mas espera que para o próximo ano o 2° Show de prêmios ACIG seja um sucesso.

Jornal impresso: Mais uma tentativa

Motivados pelo ex-vereador Juarez Mundoca que atualmente mora em Imperatriz e estuda o curso de direito, uma equipe de pessoas, que sonham com uma comunicação livre e imparcial em Grajaú se reuniram no dia 2 de julho para confeccionar um jornal impresso que terá a finalidade de apresentar a cidade de Grajaú, suas particularidades, situações e problemáticas através de textos claros que ao mesmo tempo ajude os leitores a repensar seu exercício de cidadãos e responsáveis pela cidade onde vivem. Na medida do possível o site Grajaú de Fato irá contribuir para que esse sonho aconteça. A publicação estava prevista para abertura da Expoagra 2009. Mas até o momento ainda não saiu.

Licenciamento ambiental

Será o tema discutido numa reunião promovida pela secretaria municipal de meio ambiente no próximo dia 7, às 9h no salão da Grota da Luz, localizado à Rua Patrocínio Jorge, Centro com a presença de técnicos da secretaria de estado de meio ambiente, do INCRA e da empresa Consultoria Tropical Serviços e Assessoria LTDA, Além de todos os produtores rurais, associações de produtores, sindicatos de Classes entre outros.

Mototaxistas têm lei aprovada

As modificações na lei que regulamenta as atividades da categoria foram aprovadas no dia 16 de junho pelos 10 vereadores de Grajaú sem nenhuma restrição, agora o sindicato que teve sua diretoria renovada espera a sansão do prefeito Mercial Lima de Arruda, como também a regulamentação e organização do trânsito em Grajaú entre outras providências. Sobre a padronização das 350 motos que irão transitar dentro da cidade na função de mototaxista, Silvio, presidente da associação dos motostaxistas de Grajaú, disse que todos os profissionais que estarão habilitados a exercer a função irão se empenhar para padronizar suas motos conforme previsto na lei.

A padronização das motos será administrada pelo órgão competente SIRETRAN de Grajaú com pagamento das devidas taxas.

Na opinião dos motostaxistas que atuam na Praça Raimundo Simas, centro de Grajaú, a regulamentação da profissão só vem beneficiar aqueles que têm nesta profissão o seu ofício diário. Disseram também que o sindicato exigirá que pessoas que já têm outros empregos, como é o caso de servidores públicos que não possam exercer a função de mototaxistas, garantindo assim o direito daqueles que realmente precisam deste emprego. Outro ponto importante é a quantidade de motos sem documentos e motoqueiros sem habilitação que naturalmente estarão excluídos de exercer esse trabalho. Isso com certeza para o bem e segurança dos usuários deste serviço.

Artesanatos em exposição

40 artesãos da cidade de Grajaú e povoados Alto Brasil, Remanso, Aparecida do Mearim, Alto do Côco e Projeto Boa Vista participaram da 1ª Feira dos Artesanatos promovida pela secretaria de assistência social em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e secretaria de indústria, comércio, turismo, trabalho, emprego e renda. O evento realizado dias 4 e 5 de junho na Casa do Idoso, bairro Fazendinha, teve como finalidade a divulgação dos trabalhos feitos pelos artesãos através do aperfeiçoamento que tiveram através do curso de educação ambiental, promovido pela secretaria de educação e meio ambiente para desenvolveu varias atividades como: reaproveitamento de madeira, garrafa pet, e reciclagem de papel com o apoio do SENAC e SEBRAE. Para o secretário Zé do Dimas, atividades como essa faz parte da inclusão social que o governo municipal vem desenvolvendo em Grajaú.

Outro hospital em Grajaú

Na reunião do conselho municipal de saúde promovida em 4 de junho, o secretário municipal de saúde e presidente do conselho, José Maria anunciou a construção de outro hospital público no município de Grajaú por parte do governo do estado no valor de R$ 1.500.000,00 que terá início no segundo semestre deste ano, para isso o projeto precisa ser votado pelos conselheiros e o município disponibilizará o terreno. Houve vários questionamentos por parte dos membros do conselho sobre a construção de mais um hospital em Grajaú, referindo-se à estrutura física do Itamar Guará que poderia ser reformado e equipado para tal fim. O secretário disse que o projeto prevê a construção, mas não deu detalhes sobre equipamentos e manutenção do mesmo. Em entrevista a TV Grajaú, imprensa local, o secretário José Maria disse que o hospital será construído no bairro Expoagra.

Festas de fundação de povoados

Com direito a fogos, missas, culto religiosos, exposições nas escolas, jogos de futebol, apresentação de grupos de capoeiras e show com os grupos musicais locais, aconteceu no dia 13 de maio o 39° aniversário do povoado Alto Brasil e dia 16, os 40 anos do povoado Sabonete. A festividade foi organizada pelos professores e lideranças locais com o apoio da secretaria municipal de cultura.