Após a publicação do Decreto Municipal Nº 006/2021 de 26/02/2021 que ‘Dispõe sobre o funcionamento da Administração Pública e das atividades econômicas, restabelecendo algumas medidas de enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), e dá outras providências’ pelo prefeito de Grajaú, Mercial Lima de Arruda que fechou algumas atividades comerciais no município (o chamado Lockdonw), a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Grajaú (ACIG), através do seu presidente da Uvandson Silva Saboia solicitou e promoveu várias reuniões com o Poder Executivo, Poder Judiciário e associados para debater e encontrar soluções para salvar vidas e a economia local.
Na última segunda-feira (08/03/2021), aconteceu uma reunião promovida pela Prefeitura Municipal de Grajaú com o objetivo de criar uma Comissão Pós-decreto para definir as regras do novo decreto para combater o avanço da Covid-19 no município.
A comissão formada está reunida na tarde desta quinta-feira (10/03/2021) no prédio da Academia Grajauense de Letras e Artes, localizado na Rua 07 de Setembro no Centro da cidade. Está sendo presidida pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Júlio Cesar, que representa o Poder Executivo Municipal juntamente com o advogado da prefeitura, Dr. Mauro Henrique, Dra. Talisa, vice-prefeito Zé do Dimas, e secretário municipal de Segurança Pública, Silvio Carlos Pereira; representando a ACIG, o presidente e vice-presidente, Uvandson Saboia e Adairton Tozzo com assessoria jurídica; pelo Poder Legislativo Municipal, os vereadores Luís Fernando, Serginho Jorge, e Arão Marizê Guajajara; pelas Escolas particulares, as professoras Francisca Romana e Viturina; e Polícia Militar representada pelo major Dean e o tenente Nunes; ao todo são 15 pessoas que irão discutir e apresentar propostas para o próximo decreto do prefeito Mercial Arruda.
Os associados da AGIG e comerciantes em geral acreditam que o próximo decreto poderá flexibilizar as atividades comerciais no município. “A nossa proposta para o prefeito municipal, é que seja flexibilizado as atividades econômicas, com regras rígidas, e que sigam todos os protocolos sanitários, com uso de máscaras de proteção, álcool em gel, reativação das pias para lavar as mãos, e quantidades reduzidas de pessoas dentro dos estabelecimentos, a exemplos dos decretos das cidades de Barra do Corda e Imperatriz.”, explicou Uvandson.
Na sexta-feira (11/03/2021), o prefeito se reunirá com a comissão para ouvir as propostas e logo após apresentar o novo decreto municipal por mais 15 dias.
ASSISTA VÍDEO ‘INFORME PUBLICITÁRIO’ DA PREFEITURA DE GRAJAÚ SOBRE A CRIAÇÃO DA COMISSÃO.