O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Agudos (CMDCA) do município de Grajaú, divulgou nesta segunda-feira (5), o edital para a eleição dos novos ocupantes para a função de conselheiro tutelar.

A publicação do edital segue as novas regras do órgão regulador nacional, que definiu a eleição unificada do conselho tutelar em todo Brasil neste ano. Para participar do concurso é necessário ter 21 anos completos, já na data da inscrição, ser considerada uma pessoa idônea, residir em Grajaú há pelo menos dois anos, estar em situação regular com a justiça eleitoral, possuir ensino médico completo, experiência profissional ou voluntária de no mínimo dois anos em trabalho direto com menores e ser aprovado em um teste de conhecimento gerais sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As inscrições serão feitas entre os dias 13 de abril a 4 de maio na sede da Casa dos Conselhos, localizado na Praça Dom Roberto Colombo, s/n, bairro Cidade Alta, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

A escolha dos cinco conselheiros ocorrerá conforme critério contendo as etapas: inscrição dos candidatos, apreciação seletiva, prova de aferição, eleição através do voto direto e secreto, treinamento e capacitação e solenidade de pose. A eleição por voto direto acontece no dia 4 de outubro, simultaneamente em todo país, e será fiscalizada pelo Ministério Público. Todo cidadão que possuir título de eleitor tem o direito de votar no dia.

A pose dos eleitos deve ocorrer em 10 de janeiro do próximo ano.

Outras informações relacionadas ao concurso podem ser consultadas no edital 01/2015 do CMDCA que trata do Processo Eleitoral de Escolha dos Conselheiros Tutelares de Grajaú, mandato de 2016 a 2020.

Edital Nº 01/2015