Já se encontra no Hospital São Francisco de Assis o primeiro tomógrafo de Grajaú. A partir da primeira semana de março, exames neurológicos, cardiológicos, ortopédicos e traumáticos, já estarão sendo feitos na unidade de saúde. O equipamento tem recursos para atender a população da região presente no raio de 300 km.

Josélio Fernando, técnico da empresa Hospitalar (Francisco Matias/GF)

Ouvido pelo Grajaú de Fato, Josélio Fernando, responsável de diagnóstico por imagem (raios x, tomografia, ressonância magnética e densitometria) da Técnico Hospitalar, empresa que instalou o equipamento, disse que o tomógrafo é fruto de uma parceria entre o Dr. Marcos Aurélio da Medical Diagnostics com a Sociedade São Camilo, mantenedora do Hospital São Francisco de Assis e mais 68 hospitais filantrópicos pelo Brasil.

De acordo com Fernando, “o equipamento que alcança laudos de quase 100% extremamente confiáveis, representa uma enorme responsabilidade social e avanço para a região. Com o tomógrafo e o Dr. Marcos, que é o gestor da área de imagem, os serviços serão facilitados com certeza”, garante. Ele explicou que a partir de agora os diagnósticos e laudos médicos vão chegar aos pacientes de uma maneira muito precisa.

Parceria

Dr. Marcos Aurélio fez ainda uma parceria com o radiologista Dr. Joelson, médico que dispõe de uma central de laudos que irá possibilitar mais rapidez nos resultados. “Graças a essa parceria, os laudos estarão prontos e nas mãos dos pacientes em no máximo 15 a 20 minutos”. Com o processo totalmente digitalizado, não é necessário o médico se deslocar para o centro de atendimentos em outra cidade, já que tudo é feito via internet.

A Sociedade São Camilo forneceu toda a infraestrutura adequada para disponibilizar o serviço de tomografia para Grajau e região. Uma equipe de engenheiros se encontra no Hospital São Francisco fazendo a pré-instalação e acompanhando o projeto. “A São Camilo é uma entidade muito séria, de reponsabilidade social com alcance enorme e nós temos a honra de em nossa lista de atendimentos constar o Hospital São Camilo de Grajaú, que é uma referência para o país todo”, elogiou Josélio Fernando.

Da esquerda para direita: Josélio Fernando da empresa Técnico Hospitalar, enfermeiro Bruno, coordenador técnico da Medical Diagnostics e Marcelo da empresa Técnico Hospitalar (Foto: Francisco Matias/GF)

Com 20 anos no mercado na área de imagem, a Técnico Hospitalar conta com base em Recife (PE) hoje, o segundo polo de medicina no Brasil. A empresa tem ainda filiais nos Estados da Paraíba e Alagoas e deu início aos atendimentos também na capital São Luís. Em Recife, a Técnico Hospitalar conta com o showroom que dispõe de equipamentos de ultrassom. Nessa área, tem a escola Cetros.

Convênio com o SUS

“A Medical Diagnostics em parceria com o Hospital São Francisco de Assis, está investindo na saúde de Grajaú. Implantamos em abril passado o mamógrafo e agora o tomógrafo para servir aos usuários de saúde do município e região. Esperamos e contamos com o apoio e sensibilidade dos gestores do SUS nos municípios para que conveniem estes serviços conosco”, informou Dr. Marcos Aurélio.

O médico disse ainda que a Medical Diagnostics está com toda a documentação preparada para conveniar o serviço de mamografia, mas ressaltou que a Secretaria Municipal de saúde ainda não demonstrou interesse. “Espero que com a implantação do tomógrafo estes serviços venham ser oferecidos à população pelo SUS”, disse.

Chegada do Tomógrafo no Hospital São Francisco de Assis no dia 13/01/2015 (Foto: Francisco Matias/GF)