Em resposta as cobranças dos vereadores na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Grajaú na terça-feira (3), sobre a situação da limpeza pública, especialmente na coleta de lixo nas ruas, o secretário municipal de infraestrutura, Soldado do Sindicato, apresentou ao Jornal Grajaú de Fato o novo calendário de coleta de lixo nos bairros.

“Os vereadores estão equivocados, não procuraram saber as informações corretas, dizem o que não existe; na verdade a limpeza de Grajaú vai muito bem, os carros estão percorrendo a cidade normalmente, tem bairros que é recolhido todos os dias”, afirmou.

Segundo Soldado os bairros Extrema, Vilinha, Conjunto Habitacional Frei Alberto Beretta, Loteamento Ronierd Barros e Trizidela que antes tinha o lixo coletado um dia sim e outro não, passou a ser beneficiada com a coleta de segunda a sábado, durante o dia.

Caminhão do Lixo durante coleta no bairro Trizidela

Coleta no domingo
No domingo, dois caminhões prensa com suas respectivas equipes, fazem um pente fino na cidade beneficiando diversos bairros “Das 7 da manhã até às 15 horas, um dos caminhões prensa percorrendo o setor Extrema, Conjunto Habitacional Frei Alberto Beretta, BR-226 passando pela Pizzaria Beijo Frio, Churrascaria Grajaú, Delegacia de Polícia, até o Clube Trevão”, informou.

Números da limpeza
A limpeza pública na cidade conta com dois caminhões prensa, uma caçamba trucada, duas caçamba toco e uma D-20 de apoio na limpeza. No povoado Remanso um caminhão truque garante o recolhimento e no Alto Brasil uma caçamba toco.

No quadro de funcionários, a Gerência de Limpeza Pública conta com o trabalho de 120 pessoas, entre encarregados, fiscais e agentes de limpeza, com salários pagos rigorosamente em conta bancária entre os dias 11 a 14 de cada mês.

Novo calendário de coleta de lixo nos bairros:


Canoeiro: de segunda a sábado, das 5h da tarde até às 11h da noite.

Vilinha e Vila São Roque: de segunda a sábado, durante o dia.

Setor Extrema, Conjunto Habitacional Frei Alberto Beretta, Loteamento Ronierd Barros e Trizidela: de segunda a sábado, durante o dia.

Centro e Cidade Alta: todos os dias, inclusive no domingo.


Setor Rodoviário e Mangueira, Margem direita da BR-226, Vila Milton Gomes, Coro Seco, Morro do Ferreira Lima, Ipem e Vila Viana: dias de segunda, quarta e sexta.

Expoagra e o Conjunto Habitacional Zeca Caboco: todas as terças, quintas e sábados.

Vila São Pedro, Conjunto Habitacional Joana Batista, metade do Quem Dera: de segunda a sábado das 17h até às 23h.

Quem Dera e Vila Nova: toda terça, quinta e sábado.

Vila Tucum, Itamar Guará e Loteamento Jussara: de segunda a sábado.