Os alunos do povoado Capinzal, em Turilândia, costumavam dividir a atenção entre a professora e o teto da sala da escola improvisada onde estudavam. Era medo que o teto caísse, por causa das más condições da escola. Mas agora eles podem prestar atenção apenas na aula. Nesta terça-feira (3), o Governo do Maranhão entregou a Escola Digna Municipal São Jorge para atender 22 famílias.
“Meus filhos não vão mais ficar olhando para o caderno e para cima, preocupados com o teto. Agora eles vão ficar olhando só para a professora e para o caderno, anotando o que ela está falando”, conta Domingas do Livramento Brita, moradora do povoado. “Dá até vontade de estudar. Se tiver professor à noite, eu vou estudar também.”
A escola tem duas salas, pátio, secretaria, cozinha e cantina, banheiros.
Morador da região, João Borges diz que não acreditava na construção da escola: “Mas logo o material foi chegando. E agora está aí. Quando a gente tem uma escola bonita dessa, muda os pensamentos das pessoas, porque os filhos da gente passam a ter uma renovação”.
Outra escola
O Governo do Maranhão também entregou uma Escola Digna nesta terça-feira em Monção. No total, as duas escolas beneficiam cerca de 70 estudantes da zona rural nos dois municípios.
Juntas, as escolas somam um investimento de quase R$ 800 mil. As escolas são entregues totalmente equipadas.
Ainda em Monção, o Governo iniciou também a obra de reforma da escola da rede estadual, na sede do município.