O Portal em movimento

O Portal em movimento

Bombeiros alertam banhistas em São Luís para risco das caravelas

Em casos mais graves podem ocorrer calafrios, febre, náusea, vômito e choque após o contato da caravela com a pele das pessoas.

Caravelas trazem perigo de queimadura na pele a banhistas em São Luís (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Elas chamam a atenção pela cor, mas podem ser perigosas para os banhistas. É que dos tentáculos das caravelas são liberadas toxinas de defesa, que em contato com a nossa pele causam irritação e sensação de queimadura. Em casos mais graves podem ocorrer calafrios, febre, náusea, vômito e choque.

Os ventos fortes e a temperatura da água formam uma combinação ideal para o surgimento das caravelas. O período de reprodução delas se estende até novembro, por isso, agora, pela praia, todo cuidado é pouco. Quando a maré está enchendo deve ser o momento de maior atenção do banhista.

Alguns turistas já passaram por situação ruim. A Márcia é de Brasília e está aproveitar as férias em São Luís.

“Em uma praia em João Pessoa (PB) eu tive essa surpresa horrível e irritou minha pele, mas o vinagre resolveu”, disse a bancária Márcia Matias.

Segundo o Corpo De Bombeiros, em 2014, 68 pessoas tiveram contato com a caravela e tiveram a chamada queimadura biológica. Em 2015, foram 39. Em 2016, 21 casos. Os números diminuíram ao longo dos anos por causa da conscientização.

O ideal é evitar qualquer contato, mas se acontecer, os bombeiros militares passam orientações aos banhistas.

“É bom logo sair do mar com segurança. Em seguida, lavar a área atingida com vinagre por cerca de dez minutos. Em seguida, é bom tentar remover os tentáculos que vão ficar presos ao corpo. A remoção pode ser feita com um palito, uma luva, um saco, mas não pegar com a mão sem proteção. O terceiro passo é procurar o Corpo de Bombeiros”, disse o tenente do Corpo de Bombeiros, Kleyton Martins.

Os bombeiros têm postos instalados nas praias da Região Metropolitana de São Luís e costumam fazer rondas para atender estas e outras ocorrências.

Nos siga no Google Notícias
Redação Grajaú de Fato
Redação Grajaú de Fatohttps://grajaudefato.com.br
O portal em movimento, é um jornal online sobre notícias do município de Grajaú e região.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

01:56:38

Em programa especial sobre os 211 anos de Grajaú, TV Sinteegra On-line desta economia do município

Na manhã sexta-feira (29/04), data comemorativa do Aniversário do Município de Grajaú, neste ano completando 211 anos de fundação,...
- PUBLICIDADE -