O Portal em movimento

O Portal em movimento

Hospital Aquiles Lisboa comemora 80 anos com programação cultural

A casa de saúde é referência no tratamento de hanseníase no estado, com 238.032 internação, reabilitação, serviço de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia em 2017

 

O hospital Aquiles Lisboa (HAL), referência no tratamento de hanseníase no estado, comemora 80 anos de fundação na terça-feira (17). Na ocasião, colaboradores, conveniados, funcionários e pacientes participam de uma tarde cultural com recital de poesias, atrações culturais e missa celebrada por Dom Belisário.

O HLA oferece todo tratamento de hanseníase, como internação, reabilitação, serviço de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia. A unidade também possui outras especialidades, como ortopedia, neurologia, reumatologia, clínica geral e pediatria.

A unidade de saúde atende, também, pacientes que necessitam de reabilitação devido a traumas adquiridos em acidentes.

Para o diretor-administrativo, Raul Fagner Silva, além dos serviços de saúde, a equipe médica do hospital ajuda a combater o preconceito e informa à população que a doença tem tratamento. “Ainda existe muito estigma e preconceito por falta de conhecimento da hanseníase. Por isso, realizamos alguns projetos junto à comunidade como o ‘Cine Comunidade’, Hal Itinerante e blitzen de conscientização sobre a doença”, afirmou.

Raul explicou ainda que devido aos investimentos do Governo do Maranhão, a equipe multidisciplinar realiza um tratamento muito mais humanizado com incursões dentro da sociedade para mostrar que hanseníase tem tratamento e cura.

“Somente na gestão do governador Flávio Dino foram adicionados novos serviços no quadro de atendimento do hospital como, por exemplo, raios-x, urologia, escola de postura (setor integrado a reabilitação) e aumento do número de pediatras. Além disso, as enfermarias foram climatizadas e adquiridas novas ambulâncias”, pontuou.

Estatísticas de atendimento
A expansão dos serviços e as melhorias na estrutura do hospital são responsáveis pelo aumento de pessoas atendidas por ano. Apenas em 2015, no primeiro ano da gestão do governador Flávio Dino, foram realizados 271.886 atendimentos, entre consultas, procedimentos e serviços de apoio e diagnóstico terapêutico (SADT).

O número cresceu ainda mais no ano seguinte, quando houve 311.683 atendimentos. Já nos nove meses de 2017, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 238.032 acolhimentos.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

01:56:38

Em programa especial sobre os 211 anos de Grajaú, TV Sinteegra On-line desta economia do município

Na manhã sexta-feira (29/04), data comemorativa do Aniversário do Município de Grajaú, neste ano completando 211 anos de fundação,...
- PUBLICIDADE -