O Portal em movimento

O Portal em movimento

Hospital Regional de Timon inicia campanha Novembro Azul

Em Timon palestras e consultas urológicas foram realizadas para timonenses no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco (Foto: Divulgação)

Depois da campanha para a prevenção do câncer de mama, durante o Outubro Rosa, o Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, começou nesta terça-feira (7) a campanha de conscientização Novembro Azul para a prevenção do câncer de próstata com uma série de ações que serão executadas durante todo o mês.

As ações integram a programação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e foram preparadas para orientar a população sobre os riscos do câncer de próstata e pênis, assim como evidenciar a importância da realização de exames preventivos (sangue com PSA e toque) em homens a partir dos 40 anos e os cuidados com alimentação e hábitos de vida.

De acordo com a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmem Belfort, as consultas garantem o diagnóstico precoce e tratamento das doenças. Além de promover o alerta para os pacientes com histórico familiar de câncer, por exemplo.

“Eles saem da consulta com conhecimento sobre a patologia e repassam aos parentes. Assim, mais pessoas buscarão consulta regular e tratamento precoce. O Governo do Maranhão oferta consultas e cirurgias por entender que a assistência deve ser completa para evitar os riscos de danos irreversíveis”, disse Carmem Belfort.

O diagnóstico é feito analisando a idade do paciente, o aumento dos níveis de Antígeno Prostático Específico (PSA) e alterações anatômicas observadas no exame de toque retal, segundo explicou a diretora administrativa do Hospital Regional de Timon, Gardênia Carvalho. “O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e o sexto câncer mais comum no mundo. Nossa intenção é atender mil homens durante todo o mês de novembro”, destacou.

O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco é referência para os municípios de Matões, Parnarama e São Francisco do Maranhão, outros três da Regional de Saúde de Timon, e oferece atendimentos ambulatoriais (clínica médica, pediatria, obstetrícia, oftalmologia, nutrição e odontologia), laboratoriais, ultrassom e radiologia. Além disso, possui estrutura para internações em pediatria, clínica médica, cirúrgica e obstetrícia.

Atendimento
A rede estadual dispõe de um amplo serviço de atendimento voltado à saúde do homem. Em São Luís, o Centro de Especialidades Médicas Pam Diamante, Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo e o Hospital Aquiles Lisboa estão entre as unidades que realizam atendimento ambulatorial urológico.

O Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira realiza atendimento ambulatorial e cirurgias urológicas somente de pacientes regulados. Já o Hospital de Câncer do Maranhão oferta consultas e cirurgias na área de câncer de próstata.

No interior, realizam atendimento ambulatorial na especialidade de urologia: Hospital Alarico Nunes Pacheco, Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto e Hospital Macrorregional Tomás Martins.

Nessas unidades também são ofertadas cirurgias urológicas, exceto no Hospital Alarico Nunes Pacheco.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Sicoob Centroleste chega no centro da capital do Estado do Maranhão

Com a presença dos novos associados, membros dos conselhos de administração e fiscal, diretores da cooperativa, funcionários, entidades de...
- PUBLICIDADE -