O Portal em movimento

O Portal em movimento

Parnarama e Matões recebem Mutirão do Glaucoma neste sábado (4)

(Fotos: Julyane Galvão)

O Mutirão do Glaucoma, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), chega neste sábado (4) aos municípios de Parnarama e Matões. A ação acontece nas regionais de saúde de Timon e Itapecuru até a segunda-feira (6) e envolve consulta, exames, distribuição de medicação gratuita, caso necessário, e encaminhamento para tratamento.

Em Parnarama, o mutirão acontece na Policlínica 1° de maio, a partir das 8h. Em seguida, a UBS Seriema, em Matões, recebe a ação às 14h. Para ser atendido, é preciso que o paciente apresente cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço.

As consultas para diagnóstico da doença começaram na sexta-feira (3). Os moradores de Timon foram os primeiros a receber atendimento, ainda no período da manhã. À tarde, São Francisco do Maranhão recebeu o mutirão.

Além de participarem de palestras explicativas sobre a doença, os pacientes passam por avaliação médica e exames para detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Colírios gratuitos e orientação aos pacientes sobre o uso correto da medicação também são oferecidos.

Segundo Carmen Belfort, secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, os Mutirões de Combate ao Glaucoma permitem o acesso fácil à assistência médica oftalmológica. “Com o mutirão, os pacientes conseguem receber atendimento e acompanhamento na sua cidade”, disse.

Mutirão

No domingo (5), os moradores de Vitória do Mearim serão atendidos pela manhã na Escola Neuza da Cunha, e à tarde quem recebe o atendimento é a população da cidade de Arari, na Unidade Mista Jorge Oliveira.

Para encerrar, na segunda-feira (6), Cantanhede recebe o mutirão pela manhã na UBS Clóvis Chaves, e Matões do Norte à tarde, no Centro Avançado de Saúde José Araújo. Em agosto deste ano, as duas regiões receberam o mutirão. Na ocasião, foram realizados 667 atendimentos na região de Timon e 357 atendimentos na região de Itapecuru. Na mais recente edição, realizada no período de 25 a 27 de outubro, na Região de Grajaú, foram realizados 1.193 atendimentos.

Sobre o Glaucoma
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o glaucoma é responsável por 10% dos casos de cegueira. A doença é ocasionada pelo dano no nervo óptico devido ao aumento da pressão nos olhos e geralmente é ocasionada em pessoas acima de 40 anos. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma.

O Mutirão de Combate ao Glaucoma serve para realizar o diagnóstico precoce dessa doença, que pode não apresentar sintomas aparentes. A ação é voltada para atender pacientes do grupo de risco, que inclui pessoas acima de 40 anos, com a pressão intraocular elevada, histórico familiar de glaucoma e portadoras de doenças como diabetes, hipertensão e hipertireoidismo.

Mutirão do Glaucoma

Sábado (4)
8h – Parnarama (Policlínica 1° de maio)
14h – Matões (UBS Seriema)

Domingo (5)
8h – Vitória do Mearim (Escola Neuza da Cunha)
14 – Arari (Unidade Mista Jorge Oliveira)

Segunda (6)
8h – Cantanhede (UBS Clóvis Chaves)
14 – Matões do Norte (Centro Avançado de Saúde José Araújo)

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

01:56:38

Em programa especial sobre os 211 anos de Grajaú, TV Sinteegra On-line desta economia do município

Na manhã sexta-feira (29/04), data comemorativa do Aniversário do Município de Grajaú, neste ano completando 211 anos de fundação,...
- PUBLICIDADE -