Após o apagão que atingiu oito Estados do Nordeste na madrugada de sexta-feira (4), o governo ainda tenta identificar as causas que levaram ao blecaute. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, marcou uma reunião para segunda-feira (7) para discutir as causas da interrupção no fornecimento de energia elétrica para a região.
Durante o encontro, representantes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), do ONS (Operador Nacional do Sistema) e de distribuidoras de energia devem apresentar um relatório ao ministro sobre os motivos que provocaram a queda de energia, conforme solicitado por Lobão.
Em entrevista na sexta-feira, Lobão afirmou ainda que falhas no sistema elétrico são comuns no mundo todo, e que no Brasil não é diferente. Ao mesmo tempo, ele disse que o sistema elétrico brasileiro é robusto e moderno.
– Não houve um apagão, houve uma interrupção temporária de energia.
O blecaute atingiu os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará. O abastecimento começou a ser retomado no início da madrugada.
Informações e foto: R7