Hoje é o último dia útil do ano nas instituições financeiras

As agências bancárias vão fechar amanhã (31), assim como no dia 1º de janeiro, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Hoje (30), os bancos abrem normalmente e farão todas as operações bancárias disponíveis ao público. Será o último dia útil do ano nas instituições financeiras: no dia 31, os bancos fecharão para realizar operações internas e balanços, sem expediente ao público nas agências.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnes que vencerem no período em que os bancos ficarão fechados poderão ser pagas no próximo dia útil (2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

A federação lembra que, nos dias em que as agências estiverem fechadas, os clientes poderão usar os canais alternativos de atendimento para fazer operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos porque só têm até hoje para comprovação de vida e a renovação da senha na rede bancária. A falta de renovação pode levar à interrupção do pagamento do benefício, até que a situação seja regularizada.

Em Grajaú

Na manhã desta terça-feira (30) os clientes dos diversos bancos instalados na cidade encontram as agências lotadas, além dos caixas eletrônicos sem dinheiro “É lamentável ser um cliente do Bradesco, todos os dias vivenciamos a mesma situação, espero que com a ampliação da agência, isso posso mudar”, disse Antônio Alvino.

Já os clientes do banco do Brasil, encontraram apenas um caixa eletrônico com dinheiro “O banco sabe da demada, principalmente no final do mês e não se prepara. Não sei qual o política usada por esse banco”, lamentou Adriana Silva.

As Casas Lotéricas ficaram com as portas abertas na quarta-feira (31) até às 14h para garantir a chance do grajuense se torna milionário. Neste ano a Mega da Virada vai estima pagar 240 milhões de reais.

Os usuários dos Correios poderam contar com os serviços até meio dia de quarta-feira (31).