O Portal em movimento

O Portal em movimento

Chuvas no MA aumentam volume de água no rio Grajaú

Até às 17h45 o volume de água do Grajaú estava 6,2 metros, motivo de alerta para a população que mora as margens do rio (bairro Trizidela)

Na tarde desta sexta-feira (15), o Rio Grajaú trouxe alegria aos grajauenses que sofriam com a seca nos últimos meses. Segundo as bases pluviométricas do município, desde o início do ano já choveu 183 milímetros. Até às 17h45 o volume de água do Grajaú estava 6,2 metros, motivo de alerta para a população que mora as margens do rio (bairro Trizidela). O nível normal com chuvas é de 2,88 metros.

O coordenador da Defesa Civil do município de Grajaú, Wendel Bioca, classificou como “bom” o volume de água do rio Grajaú que nos últimos meses devido a seca já estava agonizando. Segundo ele o motivo da melhora está relacionado às chuvas que caíram desde o início do ano “Essas águas são fruto das chuvas que caíram nestes 14 dias; 183 milímetros de acordo as bases pluviométricas instaladas em nosso município”, informou.

VEJA MAIS FOTOS DO RIO GRAJAÚ NA TARDE DESTA SEXTA-FEIRA (13)

rio-grajau-enche-38
Pescadores navegam pelas águas do Grajaú (Foto: Francisco Matias/GF)

 

Nestes dias já choveu 63% do esperado para o mês de Janeiro no município de Grajaú; o volume normal e de 220 a 240 milímetros; na quarta-feira (13), choveu 68,5 milímetros, volume anormal, sendo que o normal e de 15 a 30 milímetros ao dia. “Esse é o motivo dos vários alagamentos, mesmo tendo uma boa infraestrutura, qualquer cidade não suporta um volume tão grande em um só dia”, explicou Bioca.

Sobre o rio, o chefe da Defesa Civil disse que nível normal do Grajaú é de 1,88 metros, com chuvas ele passa de 2,20 a 2,88 metros. “Com base nas indicações da Agência Nacional das Águas (ANA) que capta as informações da base hidrológica e pluviométrica, até às 17h45, o Rio Grajaú estava com 6,2 metros, passando para o e estado de alerta, conforme indica a faixa amarela”, informou. (VEJA TABELA ABAIXO).

https://www.youtube.com/watch?v=3bXkrU3bQ6Y

De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, a previsão é que até domingo (17), as águas fiquem estáveis. Enquanto isso a população comemora e se diverte com a nova paisagem do Grajaú; fotos, selfies, vídeos, passeios de canoa e lanchas, pular das pontes de madeira (centro) e de cimentos (BR-226), são as atrações deste momento que surpreendeu muita gente.

Nos últimos meses a população começou a se preocupar com a preservação do rio. Um vídeo postado pelo vereador Silvan Pescador (PHS), que circulou pelas redes sociais, mostrava a situação do Grajaú no município de Lagoa Grande; o parlamentar do município de Bela Vista do Maranhão chora e lamenta o que se tornou o grande rio Grajaú.

 

 

No entanto, no domingo (10), o enfermeiro Adacildo Cavalcante e Silva, postou na rede social WhatsApp, uma foto do Rio Grajaú próximo ao Povoado Pau Ferrado, na divisa dos municípios de Itaipava do Grajaú e Lagoa Grande. Nesta localidade, o rio já estava agonizando.

sudam-rio-grajau

Informações fornecidas pelo Defesa Civil de Grajaú (Divulgação)

Nos siga no Google Notícias
Redação Grajaú de Fato
Redação Grajaú de Fatohttps://grajaudefato.com.br
O portal em movimento, é um jornal online sobre notícias do município de Grajaú e região.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

01:56:38

Em programa especial sobre os 211 anos de Grajaú, TV Sinteegra On-line desta economia do município

Na manhã sexta-feira (29/04), data comemorativa do Aniversário do Município de Grajaú, neste ano completando 211 anos de fundação,...
- PUBLICIDADE -