Apesar de a prefeitura municipal de Grajaú não realizar o desfile cívico de 7 de setembro há 5 anos, Independência do Brasil, a Escola Estadual Caic Amaral Raposo não deixou a data passar despercebida no município.

O desfile da escola percorreu as principais ruas da cidade. Segundo a direção da escola, a iniciativa foi para não deixar morrer, cair no esquecimento das pessoas a Independência do Brasil. Durante o desfile, a Comissão de Frente lembrou personagens importantes da história do país.

Para os alunos que participaram do evento, foi um momento de alegria e satisfação. O secretário chefe de gabinete da prefeitura municipal, Antônio Caetano, acompanhou o evento da calçada da Paço Municipal de Grajaú. Já outros secretários, bem como o prefeito, Mercial Lima de Arruda, que se encontrava em São Luís por ocasição do aniversário da primeira dama, Lenilce Arrua, não quiseram prestigiar o desfile da escola.

Durante o percurso do desfile, a reportagem do Grajaú de Fato pode observar a alegria e ao mesmo tempo a revolta da população com o pouco caso que faz a administração municipal em não organizar o desfile de 7 de setembro. “Motivos podem ser tantos, mas não justifica deixar de organizar um evento cívico como esse e organizar festivais de músicas e dança que não educam as pessoas”, afirmou uma professora que não quis se identificar.

O secretário de educação, José Jairo, prestigiou o evento no povoado Remanso. Também comemorou a data, o povoado Imburuçu. De acordo com o secretário de Educação, o desfile não foi realizado este ano por falta de tempo. “Estou na secretaria há apenas dois meses, por isso, não tive tempo de preparar o desfile”, resposta que não justificou os 5 anos sem o desfile em Grajaú.

“No próximo ano o desfile será realizado, foi algo que assumi numa reunião há 15 dias com todos os diretores e secretarias de escolas para avaliara e planejar a educação no município”, disse o secretário. “Já faz tempo que não acontece o desfile em Grajaú e vamos fazer um que vai ficar na história do município par que possamos resgatar esse tão importante evento cívico de nosso país”, garantiu.

O último desfile que aconteceu em Grajaú foi na gestão da então prefeita Bernardeth Nogueira, em 2004.

Leia mais. Acesse nosso site: http://grajaudefato.com.br