O Portal em movimento

O Portal em movimento

Com 63,52% dos votos Flávio Dino é eleito o novo governador do Maranhão

Primeiro governador comunista do país derrota candidato da primeira governadora eleita na República
Com 881.445 mil votos de diferença, Flávio Dino, do PCdoB, foi eleito neste domingo, 5, o governador do Maranhão para os próximos quatro anos. O pecebista obteve 1.877.064 votos (63,52% dos votos válidos), contra 995.619 (33,69%) de Lobão Filho (PMDB). O governador eleito tem como vice o deputado federal Carlos Brandão (PSDB).
A vitória marca a primeira vez em que um candidato que não é apoiado pelo Palácio dos Leões vence uma eleição para o governo maranhense, e a segunda vez em que um candidato do grupo político liderado pelo senador José Sarney (PMDB) não se elege. A outra havia sido em 2006, quando Jackson Lago (PDT) venceu Roseana Sarney, então no antigo PFL. Em 2009, Lago teve seu mandato cassado pelo TSE.
“Vamos fazer um governo bom, simples, com os pés no chão e que vai garantir que nosso estado caminhe na direção correta. Vamos enfrentar a corrupção, fazer com que os recursos sejam empregados a serviço da justiça social, tirar nosso Estado das páginas policiais. Nossa vitória é grandiosa pelos que aqui não estão como quilombolas, quebradoras de coco, jovens, conselheiros tutelares, pelas pessoas que vi no Maranhão sem ter o que calçar, sem ter o que comer, em casas de taipas. Por estas pessoas nossa vitória é grandiosa”, afirmou Dino.
O novo governador liderou a coligação ‘Todos Pelo Maranhão’ com a união dos partidos: PCdoB, PP, PSDB, PPS, PTC, PSB, PROS e SD, que interrompeu neste domingo, quase cinco décadas de hegemonia da família Sarney. Esta foi a segunda vez que Dino disputou o cargo.
Apesar das alianças com aliados históricos do Clã, a eleição de Flávio Dino marca o início de um novo tempo no Maranhão e também tem impacto em todo o Brasil.
Quem é Flávio Dino
Aos 46 anos, Flávio Dino é o primeiro governador eleito pelo PCdoB (Partido Comunista do Brasil). Advogado e professor da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Flávio nasceu, cresceu e estudou em São Luís, onde atuou no movimento estudantil e, depois, assessorou sindicatos de trabalhadores. Passou em 1º lugar no concurso para juiz federal, atuando primeiramente no Maranhão e depois em Brasília.
Flávio Dino faz carinho em criança durante campanha eleitoral em Grajaú
Presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe) e foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Renunciou à carreira de juiz aos 38 anos para se dedicar à política.
Foi eleito deputado federal pelo PCdoB, sendo o primeiro parlamentar a ser escolhido quatro anos seguidos para a lista de mais influentes do Congresso em Foco, ainda no primeiro mandato. Também entrou na lista de Cabeças do Congresso, do Diap, além de fez algumas contribuições para o país, quando foi deputado federal: foi um dos autores da Ficha Limpa, ajudou a fazer a lei do Minha Casa Minha Vida, foi decisivo para acabar com as filas gigantes dos aposentados no INSS.
Em 2011, assumiu a presidência da Embratur, órgão responsável pela promoção turística do Brasil no exterior, apresentando número recorde de turistas ao Brasil
Votação de Flávio Dino em Grajaú
67,17% dos eleitores grajauenses escolheram o comunista; foram mais de 10 mil votos à frente de Lobão Filho (PMDB) que teve 9.468 (32,55%) dos votos. Impulsionado pela candidatura de Simone Limeira que obteve 11.989 votos, Flávio Dino ganhou em Grajaú com 19.535 votos.
Nos siga no Google Notícias
Redação Grajaú de Fato
Redação Grajaú de Fatohttps://grajaudefato.com.br
O portal em movimento, é um jornal online sobre notícias do município de Grajaú e região.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

01:56:38

Em programa especial sobre os 211 anos de Grajaú, TV Sinteegra On-line desta economia do município

Na manhã sexta-feira (29/04), data comemorativa do Aniversário do Município de Grajaú, neste ano completando 211 anos de fundação,...
- PUBLICIDADE -