Contadores da Acont Contabilidade e da Futura Contabilidade participaram no último dia 17 de maio de 2013 em Presidente Dutra-MA, do curso sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). A capacitação contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão, contadores dos municípios de Presidente Dutra, Tuntum, Dom Pedro, e outras cidades da região. De Grajaú estiveram presentes Uvandson Silva Saboia, Franciane da Costa Nonato, Fernando Pôncio de Leon e Fernando Sousa dos Santos.

A finalidade do curso foi capacitar e desenvolver os profissionais que buscam por uma especialização na área fiscal com foco no SPED Fiscal, abordando os processos integrantes para emissão de Nota Fiscal Eletrônica e também da Escrituração Fiscal Digital do ICMS e IPI, informou Fernando Sousa dos Santos da Futura Contabilidade.

Para o contador Uvandson Silva Saboia, a participação da Acont neste curso, foi por uma preocupação de prestar um serviço de qualidade e ao mesmo tempo atualizar todos os clientes, com informação precisas e atualizadas sobre esta nova modalidade de contabilidade que é o SPED Contábil “Estamos trazendo para Grajaú, informações atualizadas sobre o SPED, e ao mesmo tempo, estamos criando abrindo um leque no conhecimento e na troca de informações, ideias e experiências com os demais contadores da região”, afirmou.

Segundo a gerente administrativa da Acont Contabilidade, Franciane da Costa Nonato, o treinamento foi para dar início à implantação do SPED no próximo mês de junho nos escritórios de contabilidade e para conhecer a sistemática do mesmo. “O aprendizado neste curso foi válido pelo fato da Acont ter em sua missão, a valorização das empresas, procurando desenvolver um bom serviço a todos os clientes.”, disse.

O SPED foi instituído pelo Decreto nº 6.022/07 como parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010), buscando, através da informatização, aproximar a relação entre contribuintes e fisco. O sistema está divido em três partes: Escrituração Contábil Digital (ECD ou SPED Contábil), Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).