Alunos do 6ª ano ‘B’ da Escola Marly Araújo, localizada ao lado do Aeroporto Municipal de Grajaú, setor Expoagra, supostamente foram trancados dentro da sala de aula pelo diretor da escola Evandro Rodrigues dos Santos na tarde da última quarta-feira (14). O caso já foi denunciado ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público.
Os alunos contam que o colega (K.S.O.) de 12 anos fez xixi nas calças por não poder ir ao banheiro “[…] um dos alunos disse para o diretor que o (K) tinha feito xixi nas calças, e o diretor disse que o (K) podia mijar sangue que era problema dele.”, diz a carta redigida pelos estudantes que pedem providência das autoridades competentes. “[…] queremos justiça das autoridades, nós ficamos tristes com a atitude do diretor”.
Um vídeo gravado pela professora Vânia Monteiro, que ao entrar na sala se deparou com a aflição dos alunos, relata o caso.
Segundo o irmão do menor, sua mãe, dona Maria, procurou a direção da escola para esclarecimento dos fatos, mas só ouviu ignorâncias por parte do diretor. O jovem pede providências sobre o caso.
Até o momento, o secretário municipal de Educação, Rodrigo Guará, não se manifestou sobre o ocorrido na Escola Marly Araújo.
Dos profissionais que trabalham na escola, somente a professora Bárbara Limeira opinou sou caso nas redes sociais. “Estou chocada com tantos desmandos, desde 2013. Um despreparo total e falta de conhecimento de muitos que fazem parte da secretaria de educação, a cada dia, momento, gera-se situações conflituosas, como esta, e ainda, saem apontando pra tudo que é lado, tentando culpar alguém e/ou justificar seus erros. Quem faz seus plantios, tem que fazer também suas colheitas”, disse. Limeira estava em sua sala de aula quando ouviu a gritaria dos alunos pedindo para abrir a porta.
Em setembro de 2014, o diretor se envolveu em uma confusão com o deputado estadual Rigo Teles (PV) na época candidato a reeleição; o parlamentar quis bater Evandro por lhe impedir de entrar nas salas de aula. Dias depois o diretor voltou atrás em suas afirmações contra Teles.
Justificativa do diretor
Ao Blog de Olho em Grajaú, Evandro negou a denúncia; disse se alvo de um complô por parte de três professores que tentam sujar sua imagem e boicotar seu trabalho à frente da escola.
O diretor disse ainda “[…] que de maneira alguma tentou prejudicar nenhuma criança […] que seu trabalho é para o bem dos alunos da escola […], e que a escola tem melhorado bastante desde que assumiu o comando”.
Ainda sobre o fato, argumentou que os alunos estavam em horário vago, e atrapalhando as outras turmas. Ele teria ido até a sala controlar a situação e permaneceu na porta até a chegada do professor.
Veja carta feita pelos alunos relatando o caso