No último dia 9 de novembro, a Escola de Governo do Maranhão (Egma) deu início aos cursos de capacitação aos servidores públicos de seis municípios maranhenses, que fazem parte da lista de municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH). A atuação itinerante da Egma integra a política de valorização dos servidores públicos estaduais e tem o propósito de reforçar as ações do Plano ‘Mais IDH’, lançado pelo governador Flávio Dino, no início deste ano.
De acordo com a diretora da Egma, Janaína Lula, a ação da instituição visa contribuir com a qualificação dos servidores destas localidades, a fim de que estes possam, por meio dos seus trabalhos, ajudar os municípios a obterem melhores resultados.
São Roberto do Maranhão foi o primeiro município a receber o curso para Elaboração do Projeto Básico e Termo de Referência; durante três dias servidores estaduais e também municipais foram capacitados. Na sexta-feira (13), a instituição esteve em São Raimundo do Doca Bezerra, levando o mesmo curso para servidores da região.
Nesta semana (16 a 21), o Egma chegou aos municípios de Itaipava do Grajaú, Santa Filomena, Arame e Fernando Falcão. A média é de 35 alunos por turma, em cada um dos municípios que a Escola percorrer.
O curso de Elaboração de Projeto Básico e Termo de Referência já foram realizado nos municípios de São João do Sóter, Aldeias Altas, Conceição do Lago Açu, Brejo de Areia e Satubinha.
Mais capacitações
Além dos municípios que compõem o Plano ‘Mais IDH’, desde abril, a Egma vem desenvolvendo capacitações, em parceria com o Viva Cidadão, nos 14 municípios onde este órgão atua.
De 10 a 14, a instituição esteve na cidade de Pedreiras, ministrando o curso de Marketing Pessoal e Profissional para 30 servidores do Viva Cidadão, Ciretran e Uema. Nesta semana em Presidente Dutra com o curso de Trabalho em Equipe.