O Portal em movimento

O Portal em movimento

Governo inicia campanha ‘Novembro Azul’ no Maranhão

A programação do ‘Novembro Azul’ no hospital do Câncer do Maranhão, envolverá um ciclo de palestras com diversos temas relacionados à saúde do homem

Após um mês de campanha em Outubro dedicado à prevenção do câncer de mama, que teve como alvo principal as mulheres, o Governo do Estado iniciou oficialmente, nessa quarta-feira (11), no Hospital de Câncer do Maranhão a campanha ‘Novembro Azul’, movimento internacional que pretende conscientizar e mudar os hábitos do público masculino em relação à saúde, incentivando, assim, o diagnóstico precoce de doenças comuns aos homens, com foco no câncer de próstata – glândula localizada próxima à bexiga.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para o ano de 2014 foi de 68.800 novos casos no país. No Maranhão foi de 910 casos de câncer de próstata, destes, 230 na capital. Atualmente, 32% dos pacientes oncológicos em tratamento no Hospital de Câncer do Maranhão, são de câncer de próstata, o que corresponde a cerca de 260 pacientes, e um com câncer de pênis.

A programação do ‘Novembro Azul’ no hospital, envolverá um ciclo de palestras com diversos temas relacionados à saúde do homem, além do mutirão de consultas com os urologistas, que será realizado na terça-feira (17).

Nesse sentido, o governo Flávio Dino pretende com o ‘Novembro Azul’, promover ações que contribuam para a compreensão da realidade da saúde do homem e propiciem um melhor acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS), como explica o secretário de Estado de Saúde, Marcos Pacheco. “Estamos ressaltando a importância do cuidado. Cuidar é dar assistência, mas, sobretudo, prevenir. O empenho a respeito da prevenção é o principal, pois prevenindo a doença, prevenimos o sofrimento que ela traz. Essa é a política de saúde que o Estado adotou no sentido de resgatar o conceito da saúde preventiva como o caminho para um sistema de saúde eficaz”, pontuou o secretário.

A campanha formal alcança no mundo cerca de 1,1 milhões de pessoas em países como Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, África do Sul e Irlanda. Segundo dados do Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – atrás apenas do câncer de pele não-melanoma –, e o sexto tipo mais comum no mundo mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Nos siga no Google Notícias
Redação Grajaú de Fato
Redação Grajaú de Fatohttps://grajaudefato.com.br
O portal em movimento, é um jornal online sobre notícias do município de Grajaú e região.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Pré-candidato a vice-governador pelo PT Felipe Camarão envia recado aos amigos de Grajaú

O grupo de apoiadores em Grajaú do pré-candidato a vice-governador do Maranhão na chapa de Carlos Brandão, recebeu nesta...
- PUBLICIDADE -