O Portal em movimento

MEC divulga gabarito oficial do Enem 2015, Veja aqui

Resultado final com notas para seleção em universidades não foi divulgado

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Ministério da Educação (MEC). Confira abaixo:

GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (24/10)

– PROVA AMARELA (sábado)

– PROVA ROSA (sábado)

– PROVA AZUL (sábado)

– PROVA BRANCA (sábado)

GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (25/10)

– PROVA AMARELA (domingo)

– PROVA ROSA (domingo)

– PROVA AZUL (domingo)

– PROVA CINZA (domingo)

ENEM 2015

Para alguns estudantes, as provas do Enem realizadas em todo o país no sábado (24) e no domingo (25), foi a mais difícil da história do exame. Vários professores que analisaram a complexidade do Enem concordam, ao menos em parte, com o sentimento dos candidatos.

Sábado

No primeiro dia de provas teve 90 questões de ciências humanas e da natureza, que precisavam ser respondidas em quatro horas e trinta minutos. De acordo com o relato dos professores e alunos, as provas exigiram mais conteúdo e leituras e privilegiou menos as imagens do que nas edições anteriores. Na prova de ciências da natureza, alguns dos temas que foram abordados incluem assuntos sobre genética e DNA, primeiros socorros e o desempenho esportivo de Usain Bolt.

Já a prova de ciências humanas, que exigiu bastante leitura dos textos para chegar às alternativas corretas, trouxe como temas muitos pensadores do século XX, como Simone de Beauvoir e Friedrich Nietzsche, e charges de Amarildo e Ziraldo.

Domingo

O segundo dia foi dedicado ao conjunto “Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática”. Foram cinco horas e 30 minutos para resolver as 90 questões e produzir uma redação de até 30 linhas sobre o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Na parte dedicada a Linguagens, a prova teve questões que citaram os artistas Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Chico Buarque, Toquinho e Arnaldo Antunes.

Já a prova de matemática foi baseada em situações do cotidiano, como a crise hídrica e a vacina do HPV. Cálculo de área, probabilidade, logaritmo e porcentagem também estiveram no caderno de provas, que exigiu leitura de gráficos.

Eliminados e abstenções

Nos dois dias do Enem 2015, 740 candidatos foram eliminados: 677 candidatos por uso de equipamentos inadequados e 63 no detector de metais, segundo Mercadante. Além disso, houve três casos de postagem de fotos das provas dentro das salas.

Redes Sociais

O exame nacional, que teve quase 8 milhões de inscritos, movimentou as redes sociais no fim de semana. De acordo com levantamento do Twitter, no sábado (24) mais de um milhão de menções no Twitter foram feitas às hashtags #Enem2015 e #Enem.

No domingo, a prova de redação movimentou as redes, inclusive com uma disputa de apoio e críticas ao tema “violência contra as mulheres”.

Tema da redação

Apontado por professores e estudantes como um dos temas mais pertinentes entre todos os já abordados na história do Enem, a violência contra as mulheres ganhou repercussão nas redes e no debate político.

Uma questão da prova de Ciências Humanas do Enem 2015 chamou a atenção de grupos feministas e ativistas nas redes sociais. A pergunta traz a célebre frase de Simone de Beauvoir (“Não se nasce mulher, torna-se mulher”) e é citada em uma questão sobre as lutas feministas da metade do século XX. Elas publicaram reproduções da prova e comentaram sobre a inclusão do assunto no Enem.

Nos siga no Google Notícias
Redação Grajaú de Fato
Redação Grajaú de Fatohttps://grajaudefato.com.br
O portal em movimento, é um jornal online sobre notícias do município de Grajaú e região.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -[adrotate banner="5"]