Na edição impressa deste sábado, o jornal O Globo publicou no caderno Prosa &Verso, em seis páginas, ampla matéria sobre a vida e obra do poeta maranhense Ferreira Gullar, que em 10 de setembro faz 80 anos. O jornal afirma que Gullar “é um dos maiores poetas da língua portuguesa.”

O editor do caderno Prosa&Verso, diz que Gullar “está pronto, talvez como nunca esteve, para ser o que é. Poeta, grande poeta, um dos maiores da língua.”

Na entrevista que concedeu ao jornal, Gullar responde que a “literatura tem que mudar a vida. Ela não pode ser gratuita. Ela não pode ser à toa.” Para completar: “Não acredito que a literatura revela a realidade, acho que ela inventa a realidade.

“Ferreira Gullar, que nasceu em 10 de setembro de 1930 em São Luís e atualmente mora no Rio de Janeiro, está lançando o livro de poemas “Em alguma parte alguma” e no dia 16 de setembro recebe em São Paulo o Prêmio Camões, a mais alta distinção entre os prêmios da língua portuguesa. Veja poemas e frases de de Ferreira Gullar: Clique aqui