O Portal em movimento

O Portal em movimento

Preço de material escolar apresenta alta de 10% em 2016

2016 mal começou e os pais já têm com o que se preocupar: o preço do material escolar dos filhos. Neste ano, será preciso desembolsar até 30% a mais do que em 2015 para a compra de alguns itens. E não adianta deixar para depois, a expectativa é de que a elevação se mantenha.

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), nos últimos 12 meses, o preço do material escolar subiu em média 10%. O aumento dos tributos para itens importados é o que mais influencia o aumento, além da desvalorização do real, que é outro precedente para a alta dos valores.

“Por conta da desvalorização do real, do aumento dos insumos, e da mão de obra, os artigos de papelaria estão mais caros. Os produtos fabricados no país, como caneta, borracha e massa escolar, podem ter um aumento de até 12% e que os produtos importados, como mochilas, lancheiras e estojos terão aumento entre 20% e 30”, afirma Rubens Passos, presidente da ABFIAE.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os tributos podem chegar a até 47%, como no caso das canetas. Já materiais como apontador e a borracha escolar têm alíquota de 43%. O caderno universitário e o lápis alcançam 35%.

A mãe do pequeno Matheus, Neusa Fraga, sentiu no bolso essa diferença. Ao comprar os materiais escolares para o segundo ano de escola do filho, de 4 anos, se assustou com os valores, que considerou abusivos.

Mesmo pesquisando preços em três papelarias diferentes, ela afirma não ter conseguido economizar muito. Apesar disso, a mãe destaca que a pesquisa ainda é a melhor saída, já que a variação entre os itens pode ser grande. “O mesmo caderno que eu encontrei em uma papelaria por dez reais, na outra custava 15”, afirma.

Nos siga no Google Notícias
Redação Grajaú de Fato
Redação Grajaú de Fatohttps://grajaudefato.com.br
O portal em movimento, é um jornal online sobre notícias do município de Grajaú e região.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

01:56:38

Em programa especial sobre os 211 anos de Grajaú, TV Sinteegra On-line desta economia do município

Na manhã sexta-feira (29/04), data comemorativa do Aniversário do Município de Grajaú, neste ano completando 211 anos de fundação,...
- PUBLICIDADE -