Com uma presença tímida de contadores e empresários, a Prefeitura Municipal de Grajaú, através da Secretaria de Finanças (Sefin) apresentou na noite desta quinta-feira, 12, na Grota da Luz, o novo sistema de emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônica (NFSe), em fase de implantação na cidade. A partir de segunda-feira, 16, até o dia 30 de novembro, todas as empresas que prestam serviços devem se regularizar e aderir ao novo sistema: salões de beleza, motéis, oficinas mecânicas, escritórios de contabilidade e de advocacia, etc.

Deneval Neto, economista e analista de sistemas do Centro de Tecnologias Avançadas (CTA) (Foto: Francisco Matias/GF)

Em sua fala aos empresários e contadores, o economista e analista de sistemas do Centro de Tecnologias Avançadas (CTA), Deneval Neto, que desenvolveu o sistema à Prefeitura, apresentou os pontos positivos do novo formato de emissão de notas fiscais de Grajaú, que já conta com a adesão de outros municípios maranhenses: São Luís, Paço do Lumiar, Açailândia, Porto Franco e Estreito.

“O sistema gera uma dinâmica na prestação de contas do empresário com o fisco. Ele vai agilizar a relação com o empresário não só pela emissão de notas, mas também através das inúmeras possibilidades, como envio por e-mail, geração em PDF. Se há uma auditoria fiscal federal o empresário pode enviar o talão com todas as notas. Não precisa mais estar escriturando, nem pagar gráfica para emitir nota fiscal em papel”, disse Deneval. Além desses pontos, também não será mais necessário armazenar notas em talões.

Juri Otsuka Sousa Mendonça, secretária municipal de gestão e planejamento de Grajaú (Foto: Francisco Matias/GF)

Para os empresários que não são regularizados pela Prefeitura, o novo modelo será um percalço. Vai dificultar a sonegação de impostos e todos os empresários terão que estar regularizados, sob pena de serem pegos pela fiscalização do município. “É uma nova administração e o prefeito quer organizar essa área de tributos. Essa nota chega para otimizar os impostos e desburocratizar deixando de lado o papel que traz muita fraude. Esse treinamento acontece para conscientizar e tirar as dúvidas do empresários, dos contadores, para ajudar na administração”, explicou Juri Otsuka Sousa Mendonça, secretária de gestão e planejamento.

Uvandson Sabóia, presidente da Associação de Contabilistas de Grajaú (Foto: Francisco Matias/GF)

O presidente da Associação de Contabilistas de Grajaú, Uvandson Sabóia, parabeniza a iniciativa ao mesmo tempo em que cobra ampliação no tempo de educação da população quanto ao novo sistema. “A nota fiscal eletrônica vem de encontro a uma necessidade do município que nós grajauenses temos como todas as cidades que estão se desenvolvendo. O que questionamos é esse prazo. Quando colocamos um serviço novo no mercado, precisamos dar prazos maiores para os empresários e contadores poderem se adaptar. Nós precisamos discutir com a Prefeitura e ver a viabilidade desse prazo se estender”.

Agora, todas as dúvidas referentes ao novo sistema serão tiradas na Prefeitura através das secretarias de Finanças e Tributos.

Prazos

Credenciamento – 16 de setembro a 30 de novembro

Levar documentos para a Prefeitura – 15 a 30 de novembro

Uso de notas fiscais eletrônicas – A partir do dia 30 de dezembro

Credencie sua empresa através do site da Prefeitura no endereço: http://www.grajau.ma.gov.br/ no menu, botão Serviços – Nota Fiscal Eletrônica