Na manhã desta quinta-feira (17), foi realizado no auditório da Unidade do Sebrae em Grajaú, o lançamento do movimento “Compre do Pequeno Negócio”. Estiveram presentes representantes de instituições financeiras, do poder público municipal, da Associação comercial e Industrial de Grajaú, da Associação de Contadores de Grajaú, além de empresários de vários segmentos do mercado local.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio estimula a ideia de que haja uma nova forma de consumo nos municípios, visando movimentar e fortalecer a economia da cidade e dos bairros através da preferência pelos pequenos negócios locais.

Durante o lançamento, o gerente da unidade regional do Sebrae em Grajaú, Wamberg Amaral, falou sobre a importância da participação dos parceiros para que este projeto realmente aconteça e beneficie os pequenos negócios na cidade. “Este movimento não é do Sebrae e não é para o Sebrae. A instituição fomenta este trabalho para que as micro e pequenas empresas sejam beneficiadas com essas ações e se fortaleçam, movimentando a economia local”, destacou  o gerente.

O lançamento também anunciou a programação preparada para o Movimento: na semana de 21 a 26 de setembro, o Sebrae promoverá cursos, palestras e oficinas integrantes da programação do Movimento Compre do Pequeno Negócio que acontecerá em todo o território nacional.

O objetivo dessa semana de capacitações é preparar os empresários para o dia 5 de outubro, considerado o dia D do movimento, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, além de outras temáticas importantes para o bom desenvolvimento das empresas.

Representantes de instituições financeiras, do poder público municipal e empresarial marcam presença do lançamento do movimento (Divulgação/Sebrae)
Representantes de instituições financeiras, do poder público municipal e empresarial marcam presença do lançamento do movimento (Divulgação/Sebrae)

De acordo com o gestor do Sebrae responsável pelas ações em Grajaú, Rodrigo Martins, as pessoas ainda se dirigem para outras cidades afim de obter facilidades – principalmente em preços – que também podem ser encontrados no comercio do próprio município, o que requer uma mudança de comportamento de clientes e empresários da localidade.

“O Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma belíssima iniciativa no sentido de despertar a atenção do consumidor a valorizar os pequenos negócios e estimular o aquecimento das economias locais, uma vez que comprando dos negócios locais, o dinheiro circula no município ou região onde o consumidor reside, gerando mais renda, promovendo o desenvolvimento, o crescimento e a melhoria das condições de vida locais, através da manutenção e criação de empregos e ampliação e criação de novos negócios”, destacou o gestor.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Grajaú, Luciano Costa, ressaltou que para que o pequeno negócio se destaque em meio aos grandes comércios é preciso também que seus proprietários se capacitem e, assim, possam conquistar uma maior clientela. “Para nos sobressairmos neste cenário competitivo, temos que nos tornar aptos, formar melhor nosso preço, analisar fornecedores e tudo isso vem através destes ciclos de palestras e oficinas que o Sebrae oferece”, afirmou o presidente.

Veja abaixo a programação que será realizada no auditório do Sebrae Grajaú localizado à rua Humberto de Campos, S/N, Canoeiro.

sebrae-compre-do-pequeno

PROGRAMAÇÃO

DIA – 21/09

08h às 12h – OFICINA “Gestão Financeira”

14h às 18h – OFICINA “Caixa e Fluxo de Caixa”

18h às 22h- CURSO “BOAS VENDAS – COMO VENDER MAIS E MELHOR”

 

DIA – 22/09

08h às 12h – OFICINA “Lucratividade e rentabilidade”

14h às 18h – OFICINA “Acesso ao Crédito”

18h às 22h- CURSO “BOAS VENDAS – COMO VENDER MAIS E MELHOR”

 

DIA – 23/09

08h às 12h – OFICINA “Preço de Venda”

14h às 17h – PALESTRA “Tributação para a Pequena Empresa”

18h às 22h- CURSO “BOAS VENDAS – COMO VENDER MAIS E MELHOR”

 

DIA – 24/09

08h às 11h – PALESTRA “Empreendedorismo”

14h às 17h – PALESTRA “Preço de Venda”

18h às 22h- CURSO “BOAS VENDAS – COMO VENDER MAIS E MELHOR”

 

DIA – 25/09

08h às 11h – PALESTRA “Atendimento ao Cliente”

14h às 17h – PALESTRA “Comunicação Empresarial”

18h às 22h- CURSO “BOAS VENDAS – COMO VENDER MAIS E MELHOR”

 

DIA – 26/09

08h às 12h – OFICINA “Empreender no Campo”

14h às 18h – OFICINA “Liderar no Campo”