As cidades de Grajaú e Sítio Novo receberam, no período de 04 a 08 de maio, diversas ações de capacitação, com foco exclusivo nos produtores rurais e piscicultores que atuam na região. As atividades foram desenvolvidas pelos consultores do Sebrae Juan Afonso e Raimundo Ivaldo Ferreira.

Para os piscicultores de Grajaú esta foi a segunda etapa do trabalho realizado pela unidade junto a eles, como sequência de um mapeamento dos produtores ativos – ocasião em que foi constatado o grande potencial produtivo para a piscicultura na região. Após esta constatação, o Sebrae passou a oferecer conhecimento e orientações, através de cursos e consultorias, buscando melhorar a produção do alimento.

“Avaliamos que há um grande potencial para explorar ainda mais a piscicultura na região. O que é feito, hoje em dia, ainda não está de acordo com o que o mercado de Grajaú precisa e por isso estamos desenvolvendo essas capacitações”, analisa o gestor do projeto de Atendimento Territorial da unidade do Sebrae em Grajaú, André Veras. “É necessários que a produção, além de ficar dentro da cidade, também tenha a capacidade de ser exportada para outros municípios”, ressaltou Veras.
Nesta terça-feira (12) durante reunião com o gerente da unidade regional do Sebrae em Grajaú, Wamberg Amaral, o grupo expressou o desejo de montar uma cooperativa para fortalecer a atividade.

Os produtores elogiaram as primeiras capacitações realizadas e pediram o apoio para que o projeto da cooperativa seja realmente efetivado. ”A partir da atuação do Sebrae, nossa visão foi ampliada e já estamos bem entendidos sobre o que queremos. Agora é seguir os passos para que a cooperativa saia do papel e funcione corretamente”, destacou o presidente da Associação dos Produtores do projeto Boa Vista, Antonio de Matos Correia.

Em Sítio Novo – Já os produtores de Sítio Novo participaram das atividades do programa “No Campo”, que os capacita em rotinas de produção, vendas e comercialização que aumentem os resultados do negócio e ampliem os lucros. Nesta turma, o consultor trabalhará temas como gestão, empreendedorismo, associativismo, liderança e comercialização através de cursos presenciais e consultorias na propriedade.

Comentários

Todo o conteúdo exposto por comentários nas matérias deste site é de responsabilidade de seus respectivos autores. Por favor leia nossa Política de comentários antes de comentar.