Mais de 80 empresários sítio-novenses participaram da reunião de apresentação da Cooperativa de Credito Rural da Região Sul do Maranhão (Sicoob Credisul) na noite da última quinta-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal de Sítio Novo.

Presente, o prefeito de Sítio Novo, João Piquia (PTB), destacou a importância da instalação da agência do Sicoob no município “Precisamos de uma nova agência bancária aqui em Sítio Novo, principalmente agora com as mudanças que houve no Bradesco. O Sicoob está aqui devido à parceria de longas datas que temos com Anerão, hoje presidente da instituição, que veio nos apresentar o sistema financeiro dessa cooperativa que com certeza, vai ajudar a desenvolver nosso município”.

Ao iniciar a apresentação do sistema Sicoob, José Anerão Perez Alvarenga, diretor-presidente da Credisul, disse que a cooperativa de crédito foi um sonho que se tornou realidade, com união e esforços de um grupo de pessoas “Há 11 anos iniciou o nosso trabalho, desse, precisamos de quatro anos para que fossemos autorizados pelo Banco Central, e assim começarmos a mudar realmente a cara da nossa cidade; porque os recursos de uma cooperativa de credito, é captado e invertido no mesmo local, diferentemente dos bancos tradicionais, que tem suas centrais financeiras em outras regiões.”, explicou.

SICOOB
O Sicoob nasceu de um sonho: fazer do Brasil um país mais justo e democrático. Por isso, nas cooperativas Sicoob, os associados, além de usuários dos produtos e serviços financeiros, também são os donos do negócio. É constituído pelas cooperativas de crédito (agências), Cooperativas Centrais e pela Confederação Sicoob Brasil, que criaram o Banco Cooperativo do Brasil (BANCOOB).

Está presente hoje no Distrito Federal e em 26 unidades da federação, exceção o Ceará; tem, 17 centrais, quase 2.300 pontos de atendimento e quase 3 milhões de associados; além de ser a 6ª maior rede bancária do país, a frente do HSPC.

“O Sicoob oferece todos os produtos e serviços que um banco oferece, mas de uma forma diferente; quando você for atendido, o caixa vai saber quem é você, e que ali também esta atendendo o patrão”, destacou Anerão durante a apresentação.

O que chamou a atenção dos empresários foi à importância que tem o associado dentro do Sicoob, os lucros obtidos desde a fundação da cooperativa e as taxas de juros que são baixas em comparação a outras instituições financeiras.

A Credisul
A cooperativa iniciou suas atividades operacionais do dia 18 de abril de 2008 com 113 associados e um capital social de 166 mil reais. “Imagine criar um banco com 166 mil reais é quase inacreditável, hoje para criar uma cooperativa precisa no mínimo de 1 milhão de reais”, comentou o presidente.
Com oito meses de operação a Credisul tinha 217 associados, e um capital social de quase meio milhões de reais; mais de 700 mil reais em depósitos; 1 milhão de reais em operações de crédito, e um lucro de 56 mil reais no final do ano.

Até o final de dezembro de 2014, a cooperativa chegava aos 1.700 associados; 10,1 milhões de capital social; quase 13 milhões em depósitos; cerca de 19 milhões em operações de crédito, e mais 4 milhões de lucro que vai ser apresentado na assembleia de 2015 para distribuir entres os cooperados.

Área de emergência
Além da agência sede em Grajaú, a Credisul está presente nas cidades de Barra do Corda, Formosa da Serra Negra e Tuntum. Tem a autorização do Banco Central para abrir agências em Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Arame, Fernando Falcão e Sítio Novo.

Ao final da apresentação, o presidente do Sicoob Credisul respondeu as diversas perguntas dos empresários, esclareceu sobre o capital social e a segurança financeira que a instituição garante aos seus associados, além dos inúmeros serviços, cartões de crédito, investimentos, seguros e as vantagens nas taxas de juros de uma cooperativa de crédito.

Agência Sítio Novo
Anerão disse que a previsão de instalação da agência seja no prazo de 90 dias “Já começamos a reforma do prédio, compramos todos os equipamentos, estamos esperando, especialmente os de seguranças que são os que demoram mais. Já lançamos o edital para recebimentos de currículos e dia 4 de março no Colégio La Roque, será a seleção para contratação dos futuros colaboradores do Sicoob Credisul de Sítio Novo”.

Marcaram presença na reunião o presidente da Câmara da Municipal de Vereadores, Salomão Macêdo (Canário), os secretários municipais de Desenvolvimento Humano, Maria Enete, de Governo e Relações Institucionais, Levi Marinho, o ex-prefeito de Sítio Novo, João Alfredo Nascimento; os vereadores Menervaldo e Gracineide e o presidente do SINSERPSINO, professor Abel. Representando o Sicoob Credisul além do presidente, estava presente a diretora administrativa da Credisul, Maria da Paz Luz da Silva Marques, os conselheiros José Heraldo Feitosa Barbosa, Jeová Melo dos Reis, Antônio Ronaldo de Sousa, o gerente de operações Leandro Brandão da Silva, e os colaboradores Gustavo Nabuco e Analice.

VEJA FOTOS DA REUNIÃO. CLIQUE AQUI

Comentários

Todo o conteúdo exposto por comentários nas matérias deste site é de responsabilidade de seus respectivos autores. Por favor leia nossa Política de comentários antes de comentar.