O Portal em movimento

O Portal em movimento

TRF liberou obras da Hidrelétrica de Estreito

As obras pararam em razão do pedido de anulação da licença de instalação da usina, concedida pelo Ibama, no início de junho

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em Brasília, por meio de seu desembargador presidente, Jirair Aram Meguerian, cassou nesta segunda-feira, 23, a liminar concedida pela Justiça Federal do Maranhão, no início de junho, que parou as obras da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE), acatando assim o recurso impetrado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Com a decisão, a empresa responsável pelo empreendimento, Consórcio Estreito Energia (Ceste), deveria complementar o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). Com base na decisão, o Ibama estaria proibido de expedir qualquer licença de instalação antes do estudo de Impacto.

Em contrapartida à decisão da Justiça Federal do Maranhão, não havia problemas com os EIA/Rima apresentados pelo Ibama para a expedição da licença de operação da UHE.

O magistrado alegou que por se tratar de hidrelétrica, deve-se fazer um estudo de impacto ambiental, para que o choque seja o mínimo possível. “O Ibama, pelo EIA/Rima já aprovado, demonstra que, em princípio, foi estudado tal impacto e determinadas as medidas necessárias para minimizar seus inconvenientes”, frisou.

Nos siga no Google Notícias
Redação Grajaú de Fato
Redação Grajaú de Fatohttps://grajaudefato.com.br
O portal em movimento, é um jornal online sobre notícias do município de Grajaú e região.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Sicoob Centroleste chega no centro da capital do Estado do Maranhão

Com a presença dos novos associados, membros dos conselhos de administração e fiscal, diretores da cooperativa, funcionários, entidades de...
- PUBLICIDADE -