Motivados e indignados com a morte do assessor do gabinete do prefeito de Grajaú, Manoel Messias Pereira, popularmente conhecido por Manoel Benhur, que foi assassinado na noite do sábado (9), o internauta Guigui Santos e o grupo do whatsapp ‘Meu voto meu futuro’, convocou na manhã deste domingo (10), a população grajauenses para protestar contra a falta de segurança e UTI no município, fechando a BR-226 na ponte de cimento às 8h da manhã desta segunda-feira (11).
Conheça as causas do grupo de defende o protesto como forma de solucionar o problema de segurança e saúde no município por parte do governo do Estado do Maranhão.
Porque estão protestando?
Segurança: Mais policiais civis e militares; mais viaturas policiais; cota de combustível que atenda a demanda dos deslocamentos dos veículos das polícias civil e militar; disponibilidade de recurso para a manutenção de veículo e demais despesas das polícias; construção de um novo quartel e uma nova delegacia; e a instalação dos serviços de inteligência e investigação 190 e 192.
Infraestrutura: Pavimentação da MA-006; repasse do dinheiro dos convênios firmados com o município de Grajaú; faixa de pedestre em frente às escolas e ruas de alta trafegabilidade; e a instalação de redutores de velocidade eletrônico e semáforos nas vias de acesso à cidade na BR 226.
Saúde: Duas UTIs no Hospital Geral de Grajaú, para atender Grajaú e região; ambulâncias; repasse pelo governo do Maranhão dos recursos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Grajaú.
Outras justificativas
O corretor de imóveis Joeder de Oliveira também justificou as motivações do protesto e convidou os grajauense para realizar o movimento de forma organizada.
Ouça os áudios
Joeder convoca as autoridades, a exemplo do vereador Marquinho Jorge (PRP), ex-secretário municipal de saúde e de Jorge Hilário, ex-secretário de Defesa Social.
Ele convida os manifestantes para enviar fotos para motivar a população.
Solicita dos provedores de internet da cidade, que disponibilizem internet wifi para ajudar nas comunicações.
Oliveira aproveitar para sugerir algumas necessidades que devem conter na pauta de reivindicações.
O corretor de imóveis esclarece ainda, qual será o posicionamento da Polícia Militar de Grajaú sobre o protesto.
Aproveita e delega poderes ao amigo professor Beto para acompanhar o movimento na sua ausência “Ele será o meu porta voz”, afirma.