Após forte chuva, ruas, casas e escolas ficaram alagadas nesta quarta-feira (13) na cidade de Grajaú; a população reclama por meio das redes sociais especialmente da falta de infraestrutura nas ruas.
“… Ficou impossível andar pelas ruas do bairro Vila Tucum; o bairro está esquecido pelo atual gestor, e mesmo apesar de ter um representante na Câmara Municipal, o bairro não tem voz e nem vez!”, publicou Werbeson Silva.
Werbeson é radialista e apresenta o programa Show da Manhã na rádio comunitária “Cidade FM”; na última sexta-feira (8) ele publicou também um vídeo mostrando a situação da rua Dr. Itamar Guará, que dá acesso a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Tucum.
Veja vídeo
Outra publicação feita por José Alberto Orquisa Lima Kalango gerou uma ampla discussão. “Chuva forte alagou completamente todo o prédio do CAIC DE GRAJAÚ. Falta de conservação e abandono. Pedimos urgentemente que as autoridades resolvam esse problema, pois várias casas e até mesmo igrejas ficaram alagadas no bairro”, publicou o professor relatando a situação do Centro de Ensino Amaral Raposo, escola da rede pública estadual no bairro Mangueira. Alberto Orquisa é o atual gestor do CAIC eleito nas primeiras eleições para diretores do Estado do Maranhão no dia 10 de dezembro de 2015.
Segundo Kedyma Maria Santos Costa Santos, esse problema no CAIC acontece há mais de 20 anos. “Problema sério que acontece desde 1994, quando iniciamos os trabalhos no CE. Amaral Raposo. Já limpei muita lama ali”, comentou.
“Estudei curso superior UEMA e passamos maus bocados várias vezes. Quem tinha carro e moto estacionados tirava ou era encharcado”, explicou a professora Maria Cléa de Jesus.
Aparecida da Silva lamenta por sua escola. “Esse problema já perdura há muito tempo. Fico triste em ver a minha querida escola nessa situação”.
Valdeane Alves aproveita a situação e faz uma crítica ao gestor municipal. “Podia até resolver se aqui nós tivéssemos prefeito”.
Já o Benigno Melo se irrita com tanta reclamação. “Deixem de reclamar! Chove”, disse.
Ao comentar a postagem, Wendel Bioca, coordenador da Defesa Civil do município de Grajaú, disse que chuva de hoje foi anormal para o município. “70 milímetros de chuva. ANORMAL para município, estado de ALERTA!”. O representante do governo informou que os municípios de Pio XII e Grajaú foram as regiões mais atingidas pelas chuvas ocorridas nos 12 primeiros dias de janeiro. “Só nesse período, o município de Grajaú já acumula 63% do volume pluviométrico total esperado para todo o mês de janeiro”.
Os grajauenses reclamam mesmo é da situação precária nos bairros. Nem a prefeitura de Grajaú, nem a Defesa Civil tomaram providências para solucionar os problemas de infraestrutura antes das chuvas. “E aí Prefeito? Estamos sem poder sair de dentro de casa, por conta de tanta água. Já entrou na casa dos vizinhos. Até quando nós vamos pagar impostos para morar assim quase dentro de um esgoto imundo? Indignação nos define!”, reivindica a moradora da Rua da Mangueira Geiciaria Lima.
Para Tamires Viana, o que provoca esse acúmulo de água, é o excesso de lixo nas ruas que entope os bueiros e impede o escoamento da água. “O prefeito não tem nada haver com isso!”, comentou.
Nubia Santos ironiza. “Daqui a pouco vão dizer que quem mandou a chuva foi o prefeito também….kkkkk!”
Rua alagada recebeu asfalto
Resultado de um convênio com o Governo do Maranhão, em dezembro de 2014, o município de Grajaú recebeu 10 km de asfalto, comtemplando as Ruas da Mangueira, Baima Júnior, entre outras do bairro. A pavimentação asfáltica feita pela Prefeitura Municipal de Grajaú foi comemorada pelos grajauenses. As obras foram executadas pela Edeconsil, a mesma construtora que faz recapeamentos na BR-226.
No entanto, o secretário municipal de Infraestrutura, Edilson Silva Sousa, o Soldado do Sindicato, comemora a chegada das chuvas ao publicar fotos do setor Itamar Guará, onde está localizado a secretaria municipal de Saúde, o SAMU e a Feira Livre do Canoeiro. “Vejam como era em janeiro de 2012 com água, e em janeiro de 2016, pois na gestão do prefeito Otsuka o seu dinheiro é investido com decência. A referida obra fica no bairro canoeiro em Grajaú-MA. Pois os transtornos passam e os benefícios ficam!”, disse.