Na lista figuram dois candidatos apoiados pelo prefeito Júnior Otsuka


No próximo domingo, 5 de outubro, milhões de brasileiros vão as urnas para decidir o futuro do país. Entre uma das votações está a escolha dos deputados federais. O Estado do Maranhão ocupa 18 das 513 vagas na Câmara Federal.
Este ano a expectativa é que mais da metade dos nomes, que hoje ocupam as cadeiras de deputado federal, sejam renovados.
Depois de dois levantamentos para as vagas proporcionais realizado em julho e agosto, a TV Guará divulga nova pesquisa espontânea, ou seja, foi perguntado aos eleitores em quem eles votariam para deputado federal se as eleições fossem hoje.
O que mais chama a atenção é número de indecisos, das 1400 pessoas entrevistadas, 538 disseram não saber em qual candidato a deputado federal irão votar e outros 150 disseram votar em ninguém.
Como aparecem os candidatos que tem apoios em Grajaú?
Na pesquisa divulgada no dia 18 de julho de 2014, Rigo Teles é o primeiro da lista ; na segunda no mês de agosto o candidato Sétimo Waquim foi o mais lembrado pelos eleitores, desta vez o ex-secretário Hildo Rocha, foi o mais citado.
Dos nomes que tem apoio no município de Grajaú figuram no topo da lista, Rubens Pereira Júnior (PCdoB) que ocupa a 2ª posição; em terceiro, Rosângela Curado (PDT) foi candidata à prefeita de Imperatriz pelo DEM e presta assessoria na gestão da saúde em várias prefeituras do Maranhão, entre elas a de Grajaú. Segue em 9º lugar Eliziane Gama (PPS) apoiada por Sergio Limeira; Alberto Filho (PMDB) pelo ex-prefeito Milton Gomes e pelos vereadores José Jairo, Elisabeth Nogueira, Arão Marizê, Clovis Pombo e Domingos Preto. Em 16º o então deputado estadual Zé Carlos da Caixa (PT) que concorre pela primeira a uma vaga no Congresso Nacional e por fim Ildon Marques (PMN) que ocupa a 18ª posição. Em Grajaú Marques tem o apoio de alguns assessores do governo Otsuka.
Segundo a pesquisa não seria eleitos os deputados federais com mandatos Cléber Verde (PRB), Domingos Dutra (SD) e Pedro Fernandes (PTB). Também os candidatos apoiados pelo grupo do prefeito Otsuka, Aluísio Mendes, ex-secretário de Estado de Segurança e Trinchão, ex-secretário de Estado da Fazenda que ocupam a 34ª e 35ª posição. Sétimo Waquim (PMDB) que tem o apoio do vereador Zé Leão; Juscelino Filho (PRP) do vereador Telmiston; e Deoclides Macêdo (PDT) que conta o apoio do padre Jorge Barros e Nonatinho da Câmara, ocupam posições fora das 18 vagas destinadas ao Maranhão.
Os números divulgados são da mesma pesquisa que apontou ampla liderança de Flávio Dino na preferência dos eleitores maranhenses. Flávio tem 60% das intenções de voto, contra 24% de Lobão Filho. Depois aparecem Saulo Arcangeli (PSTU), Zé Luis Lago (PPL), Antônio Pedrosa (PSOL), Prof. Josivaldo (PCB), com 1% cada um. Brancos e nulos somam 7%. E 5% não souberam ou não responderam.
A pesquisa
Em continuidade ao monitoramento semanal do eleitorado maranhense, a TV Guará, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA, divulga nova pesquisa de intenção de voto
Realizada pelo Instituto Exata, a sondagem ouviu 1.400 pessoas entre os dias 22 e 25 de setembro nas seis regiões do estado, inclusive a Ilha de São Luís. A margem de erro das sondagens é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que significa que de 100 levantamentos com a mesma metodologia, em apenas cinco deles os resultados ficariam fora da margem de erro.
A pesquisa consultou o eleitorado maranhense sobre a escolha de presidente da República, governador do Estado, senadores e deputado estadual e federal. A consulta sobre presidente está registrada com o protocolo BR-00791/2014 no Tribunal Superior Eleitoral; e a consulta para governador, senador e deputado estadual e federal com o protocolo MA-00054/2014,no Tribunal Regional Eleitoral.
Abaixo, seguem o nome dos candidatos a deputado federal mais citados.