A Amazon lançou nesta quinta-feira (17) um tablet que custa US$ 50, uma faixa de preço que especialistas disseram ser baixa o suficiente para diferenciá-la em um mercado saturado e que poderá atrair mais clientes para seus serviços online.
O novo tablet Fire, um dos vários produtos novos e atualizados lançados pela Amazon, vem com uma tela de 7 polegadas e câmera frontal e traseira. O tablet começará a ser vendido em 30 de setembro.
“Há apenas uma parte do [mercado] de tablets que está crescendo agora… que é o dos tablets abaixo de US$ 100”, disse Dave Limp, vice-presidente sênior dos dispositivos da Amazon. Tanto que o Fire HD, ao custo de US$ 99, foi o leitor eletrônico mais vendido da empresa em 2014.
James McQuivey, principal analista da Forrester chamou o tablet de US$ 50 de “porta de entrada” para a Amazon para atrair novos clientes para o Prime, programa de compras a US$ 99 por ano, que estimatima-se que tenha 40 milhões de membros pelo mundo.
O potencial para atrair mais clientes pode satisfazer investidores, mas pode se provar caro se a Amazon falhar em vender grandes volumes, disseram analistas. As ações da companhia exibiam alta de 1,7% nesta tarde, após o anúncio.
A Amazon registrou um encargo de US$ 170 milhões no terceiro trimestre do ano passado depois que enfrentou dificuldades para vender o estoque de celulares Fire que custavam US$ 200.
Além do tablet, a Amazon lançou nesta quinta-feira uma nova versão do set top box Fire TV, que custa US$ 100. O produto permite aos usuários ouvir música, acompanhar informações do clima e sobre partidas esportivas. A Amazon afirmou que os usuários poderão em breve controlar dispositivos eletrônicos de suas residências por meio do Fire TV.