Durante dez dias de festa, o público grajauense, prestigiou as diversas e variadas apresentações do 13º Arraial Zeca Teixeira, que teve início dia 20 e encerrou ontem, 30. O evento, organizado pela Secretária de Cultura, Rosa Soraida, encerra as festividades do mês junino em Grajaú, que iniciou no dia 29 de maio com o arraial da Vila Kennedy.

Houve várias apresentações, entre elas: Boizinho de Lata da Trezidela, dança indiana do Colégio Visão Júnior e Santo Antonio, carimbó da Vila Viana, grupos de capoeira do Piu Piu e Paulo capoeira, danças de ruas do povoado Jaburu e Vilinha, boi Guarani da rua da mangueira, boi Arctos mirim e adulto da Expoagra, boi Brilho da Noite do mestre Antenas, boi Indígena da Vila Viana, maculelê do Paulo capoeira e várias quadrilhas de Grajaú e região. Destacou-se a apresentação da dança Portuguesa de cidade de Governador Archer; Companhia Sotaque de Imperatriz e o Projeto Norte e Nordeste da Companhia Artes Sombra de Antonio Bahiano que visa resgatar as danças e ritmos culturais de cada região. A animação das noites foi de Wadson e Cia, Dj Caboclo e do Pé de Serra de Zimazinho e Leléu. Shows com Amado Edson, banda Impactos e Capilé e Banda da Paraíba.

Para a secretária de cultura Rosa Soraida, mesmo com as dificuldades financeiras e cortes de recursos, devido à crise mundial, a secretaria municipal de cultura na medida do possível vem cumprindo seu papel de valorizar e promover a cultura local, dando o possível apoio para que as festas juninas acontecessem em Grajaú. Falou que foi enviado a secretaria de estado da Cultura, um projeto solicitando apoio financeiro ao São João de Grajaú, mas que até agora não houve nenhuma resposta. Disse que estimativa de gasto desse São João será de 70 mil reais.

Na noite de ontem, 30, além da apresentação das quadrilhas campeãs do 3º concurso regional de quadrilha, as quadrilhas Forasteiros, juvenil e adulto, houve apresentação da dança portuguesa Império da Barra e dança Cigana da cidade de Barra do Corda. Após a premiação das seis quadrilhas vitoriosas aconteceu o show com Capilé e Banda da Paraiba, encerrando as festividades juninas do município de Grajaú.