O Portal em movimento

O Portal em movimento

Juízes envolvidos em escândalo rural, em Grajaú

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) da diocese de Grajaú divulgou nota na última semana sobre a expulsão de 20 famílias que residem há mais de 20 anos no povoado Lagoinha, município de Grajaú, numa área de 668 hectares.

No texto, a CPT lamenta que o fato tenha sido protagonizado pela juíza da Comarca de Amarante do Maranhão, Drª Ana Beatriz Maia, com a colaboração do juiz da Comarca de Grajaú, Dr. João Pereira Neto.

“O processo concedeu uma liminar de quatro dias para a execução do despejo das famílias e no quarto dia o mesmo [Dr. João Pereira Neto] convocou a policia local para retirar os lavradores”, diz a nota.

Segundo informações do texto, após inspeção judicial na área, os interessados na terra conversaram com os lavradores e, diante da situação das famílias “resolveu mudar a ideia mandando que os lavradores voltassem para dentro da terra”.

O texto acrescenta, porém, que o propenso comprador das terras seria o marido da juíza Ana Beatriz, o senhor Glen Anderson Maia, que desencadeou a seguinte situação: “[…] de maneira violenta derrubou com tratores as casas e espantou os 58 gados dos lavradores, causando terror nas crianças e nas famílias”.

Ainda de acordo com a nota da CPT diocesana, foi verificado pelo INCRA que metade da área não tinha licença ambiental para realizar o desmatamento. Foi descoberto também que a área pertence ao Banco do Bradesco. Beatriz está em busca das terras porque pagou 20% do valor do imóvel, o que significa que a área ainda não pertence ao casal Maia.

O fato foi parar no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) que agora decidiu efetivar a expulsão dos lavradores. “São esses os juízes que estão nas nossas comarcas, que, ao invés de aplicar as leis, são os primeiros que desrespeitam as mesmas, aumentando a opressão e a exploração do povo mais pobre e humilde”, completa a nota.

Nos siga no Google Notícias
Redação Grajaú de Fato
Redação Grajaú de Fatohttps://grajaudefato.com.br
O portal em movimento, é um jornal online sobre notícias do município de Grajaú e região.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

01:56:38

Em programa especial sobre os 211 anos de Grajaú, TV Sinteegra On-line desta economia do município

Na manhã sexta-feira (29/04), data comemorativa do Aniversário do Município de Grajaú, neste ano completando 211 anos de fundação,...
- PUBLICIDADE -