O Portal em movimento

O Portal em movimento

Começa o período de piracema em Grajaú

Por meio de uma tímida campanha, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, (SEMMA), espalhou pela cidade cartazes que visam conscientizar a população para o respeito ao período de piracema, propício à desova dos peixes. A campanha, que acontece todos os anos, teve início em dezembro de 2009 e vai até 30 de março. Durante esse período é proibida a pesca com o uso de redes, tarrafas e outras armas de captura em massa de peixes das espécies pacu, mandis, surubins e mandubés, espécies que pedem licença para se reproduzirem.

A campanha conta com o apoio do Ministério Público, Câmara Municipal, Policias Civil e Militar, associação de pescadores e rádios locais.

Associação de pescadores
Para o presidente da Associação de Pescadores, Francisco Pereira da Silva Neto, os quatro meses de proibição da pesca em massa, é um tempo difícil em Grajaú para os que vivem do ofício. Segundo o presidente, a categoria não está totalmente organizada, falta muito para que os pescadores reconheçam seus direitos e seus deveres.

Atualmente, a Associação de Pescadores de Grajaú tem 110 membros, mas somente 31 deles receberam a primeira das quatro parcelas que o pescador tem direito através de repasse do Governo Federal durante a Piracema, para poderem sobreviver e sustentar suas famílias. A liberação equivale a um salário mínimo, repassado por meio da Caixa Econômica Federal, utilizando o cartão cidadão. Dos 71 que possuem a carteirinha de pescador, só os que receberam o dinheiro deram entrada nos documentos, requerendo esse auxílio.

O presidente informou também que enfrenta muita dificuldade para que a categoria se organize. Em 2009 somente 10 sócios fizeram o pagamento das taxas, dificultando assim, o trabalho de organização e articulação da associação. “Mesmo sendo somente 31 pescadores, que estão recebendo auxílio desemprego, nos sentimos vitoriosos, pois desde 2002 lutamos para conquistar esse direito”, completou, animado, Francisco.

Nos siga no Google Notícias
Redação Grajaú de Fato
Redação Grajaú de Fatohttps://grajaudefato.com.br
O portal em movimento, é um jornal online sobre notícias do município de Grajaú e região.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

01:56:38

Em programa especial sobre os 211 anos de Grajaú, TV Sinteegra On-line desta economia do município

Na manhã sexta-feira (29/04), data comemorativa do Aniversário do Município de Grajaú, neste ano completando 211 anos de fundação,...
- PUBLICIDADE -