O Portal em movimento

O Portal em movimento

Colégio Santo Antônio promove palestra sobre Campanha da Fraternidade

Saneamento básico, a destinação do lixo, e a utilização da água são temas em debate na campanha deste ano

“Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa casa Comum”, é o objetivo principal da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016, que foi tema da palestra promovida pela direção do Colégio Santo Antônio (CSA), no dia 26 de fevereiro.

Cartaz Oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 (Foto: Divulgação)
Cartaz Oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 (Foto: Divulgação)

A CFE-2016 é promovida pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional das Igrejas Cristas do Brasil (CONIC).

Para falar sobre o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quer ver o direito brotar como fonte e corre a justiça qual riacho que não seca”, citação bíblica do livro do profeta Amos 5,24, a diretora da instituição, irmã Carmélia Silva Cruz, convidou o Missionário Comboniano, Padre Cláudio Bombieri, que destacou a importância de criar nos alunos a cultura da responsabilidade individual e coletiva na preservação do meio ambiente.

“Queremos permitir que os alunos conheçam a realidade local com relação ao saneamento básico, a utilização e o destino do lixo, como a água está sendo utilizada e tratada, e também o combate aos desperdícios”, explicou.

Durante a palestra, Bombieri convidou a turma para assumirem junto com os poderes públicos, a responsabilidade e o compromisso, de amenizar o problema, criando uma nova mentalidade com relação ao zelo do planeta ‘nossa casa comum’.

Para a estudante do 7° ano, Lara Martins de Andrade, a palestra foi um momento enriquecedor; lhe ajudou a abrir os olhos para a realidade “Ao ouvir a explicação do padre, fiquei com vergonha das ações que já fiz; desperdicei água, joguei lixo na natureza; agora irei mudar minha postura de pensar e fazer as coisas, quero ajudar a preservar o meio ambiente.”, comentou.

Educação Ambiental

Ao Grajaú de Fato, padre Cláudio disse que o debate sobre o Meio Ambiente, deveria ser obrigatório na rede de ensino, tornando uma disciplina curricular. “O que está em jogo, é a sobrevivência do planeta e da humanidade; do jeito que estamos indo, segundo o Papa Francisco ‘estamos caminhando para a própria destruição’”.

 

Nos siga no Google Notícias
Redação Grajaú de Fato
Redação Grajaú de Fatohttps://grajaudefato.com.br
O portal em movimento, é um jornal online sobre notícias do município de Grajaú e região.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Sicoob Centroleste chega no centro da capital do Estado do Maranhão

Com a presença dos novos associados, membros dos conselhos de administração e fiscal, diretores da cooperativa, funcionários, entidades de...
- PUBLICIDADE -