Até 1990, o Corinthians era o time que não conseguia sair de São Paulo para erguer taças. Desde então, o clube do Parque São Jorge se consolidou no cenário nacional, conseguiu ser ouvido no Japão e é o time brasileiro com mais conquistas nacionais, continentais e mundiais nos últimos 25 anos. O hexa, que veio contra o Vasco na 35ª rodada do Brasileirão, é apenas mais um numa lista recheada.
Nesse período, foram 12 grandes conquistas: seis brasileiros, três Copas do Brasil, uma Libertadores e dois Mundiais de Clubes. O rival São Paulo está logo atrás com 11.
Com muitos reservas no gramado de Itaquera, o time que se sagrou hexacampeão brasileiro na semana passada comemorou o título com uma contundente e histórica vitória por 6 a 1 sobre o São Paulo. Bruno Henrique, Romero (2), Edu Dracena, Lucca e Cristian fizeram os gols. Carlinhos descontou, e Cássio ainda defendeu um pênalti de Alan Kardec.
A superioridade do Corinthians foi tamanha que alguns torcedores do São Paulo tentaram deixar o estádio ainda no primeiro tempo, quando o público da casa já gritava “olé” e a humilhação não estava totalmente configurada. A equipe que prima pelo fair play tripudiou tanto do seu rival que Cristian se atreveu a quase repetir a comemoração de gol com os braços cruzados e os dedos médios em riste – desta vez, ele ergueu os indicadores.
Vexame
O desempenho do São Paulo em clássicos foi algo que definitivamente deu pouquíssimas alegrias aos torcedores do clube em 2015. Em 14 jogos, foram duas vitórias, três empates e nada menos do que nove derrotas. Em outras palavras, o time do Morumbi ganhou apenas 21% dos pontos disputados contra Corinthians, Palmeiras e Santos durante toda a temporada.
O saldo de gols também ficou longe de ser bom: -20. Foram 11 tentos marcados e 31 sofridos nos jogos por Paulista, Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores. Em seis partidas o time levou ao menos três gols.