A Unidade Móvel do Viva Cidadão chegou em Grajaú no domingo (20) oferecendo serviços de expedição de Carteira de Identidade (RG) e CPF. A unidade está instalada na Rua Tiradentes em frente à Praça Turística do Canoeiro prestando atendimento no horário das 8h às 18h, até o dia 1º de maio.

Segundo o chefe da unidade Edvaldo da Silva, estão sendo feitos 220 atendimentos diários por meio de agendamento. O cidadão é atendido por ordem de chegada tendo preferência gestantes, crianças, idosos e portadores de deficiências.

Há 14 anos trabalhando no Viva Cidadão, Edvaldo fala de sua alegria em servir a população das cidades por onde passa a unidade móvel. “Eu e minha equipe tentamos fazer o melhor quanto ao atendimento ao cidadão, além de ser uma responsabilidade social, é gratificante quando conseguimos cumprir a meta, diminuindo assim o déficit de pessoas sem documentos no estado”.

O RG e o CPF são expedidos gratuitamente, sendo que a segunda via do CPF, a pessoa deve pagar uma taxa no valor de R$ 29,50.

A nova Carteira de Identidade é toda digitalizada atendendo aos novos padrões de impressão do documento. O cidadão o recebe no dia seguinte; já o CPF a entrega é imediata, sendo que a Receita Federal aboliu o cartão magnético.

Para ter o seu documento emitido, o grajauense deve comparecer munido de Certidão de Nascimento ou Casamento, foto 3×4 e para CPF também o Título Eleitoral. A expedição do RG é hoje um dos mais procurados nas unidades móveis do Viva Cidadão.

Edvaldo informou que por 12 dias, a Unidade esteve na cidade de Arame atendendo a Rota estabelecida pelo Governo do Estado e que a vinda para Grajaú não era prevista. “Estamos aqui devido uma solicitação da Prefeitura Municipal de Grajaú, tendo em vista que estamos em Arame”. A equipe é formada por oito pessoas cuja meta é emitir 90 documentos de cada por dia.

O Viva Cidadão é um Órgão do Governo do Estado do Maranhão vinculado à Secretaria de Estado da Solidariedade. Tem como missão: Fortalecer o exercício da cidadania, facilitando o acesso da comunidade à ação de qualidade na prestação de serviços públicos. É constituído na sua estrutura organizacional por Unidades Fixas (na capital e no interior do Estado) e Móveis (ferroviária, rodoviárias e alternativas), trabalhando em regime de parceria com representantes de serviços públicos das esferas Federal, Estadual, Municipal e da Iniciativa Privada. Atua em diversos municípios do Estado do Maranhão, proporcionando às comunidades, serviços públicos com qualidade e resolutividade imediata.