O Portal em movimento

O Portal em movimento

Festa de Corpus Christi movimenta fiéis católicos de Grajaú

Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo adotada na Igreja Católica para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristi
Hoje, 22, acontece a tradicional festa de Corpus Christi nas cidades do Brasil inteiro. Em Grajaú, os jovens da Pastoral da Juventude (PJ) começaram a organizar os tradicionais tapetes coloridos de pó de serragem, na noite de ontem.
As missas acontecem às 17h, na catedral, presidida pelo pároco frei Luis Spelgatti, e na paróquia São Francisco de Assis, bairro Canoeiro, presidida pelo administrador paroquial, padre Edmilson Ferreira Lima. Logo após, as procissões das duas paróquias passam pelo centro da cidade e pelas principais ruas do Canoeiro.
A festa
a, pela mudança da substância do pão e do vinho em seu corpo e sangue (O Catolicismo declara que a hóstia torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus).
Essa festa surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorada desde a chegada dos portugueses.
Tapetes nas ruas
A confecção de tapetes é uma verdadeira manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi.
Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, gesso, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, os tapetes pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor.
A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vêm dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares aonde chegaram seus imigrantes.
Nos siga no Google Notícias
Redação Grajaú de Fato
Redação Grajaú de Fatohttps://grajaudefato.com.br
O portal em movimento, é um jornal online sobre notícias do município de Grajaú e região.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

01:56:38

Em programa especial sobre os 211 anos de Grajaú, TV Sinteegra On-line desta economia do município

Na manhã sexta-feira (29/04), data comemorativa do Aniversário do Município de Grajaú, neste ano completando 211 anos de fundação,...
- PUBLICIDADE -